Com o Carnaval brasileiro de 2024 batendo à porta, as latas de alumínio estão mais vibrantes do que nunca, prontas para acompanhar a folia. O segmento ready to drink (RTD), ou pronto para beber, tem sido o centro das atenções, atraindo uma variedade de marcas que não poupam esforços para inovar, especialmente quando o assunto é lançamento em lata.
De acordo com um estudo estratégico do segmento de RTDs, realizado pela consultoria IWSR, empresa que reúne informações no mundo todo sobre o consumo de bebidas alcoólicas, a perspectiva é de um crescimento contínuo para esse segmento, com taxa prevista de 12% até 2027. Ainda segundo o estudo, o Brasil está entre os dez mercados mais importantes nessa categoria de coquetéis prontos para consumo.
Vantagens
As latas de alumínio têm se destacado como a escolha preferida para embalar bebidas — e não é difícil entender o motivo. Além de oferecer praticidade incomparável, essas embalagens garantem a preservação do sabor e da qualidade do produto por mais tempo, graças à sua capacidade de proteger contra a luz, o oxigênio e a umidade.
Outra vantagem significativa é a rápida refrigeração proporcionada pelo alumínio, tornando as bebidas prontas para o consumo em questão de minutos após serem colocadas no refrigerador.
A durabilidade das latas de alumínio também as habilita como ideais para atividades ao ar livre, enquanto sua natureza 100% reciclável destaca seu papel na promoção da sustentabilidade ambiental.
Para as marcas, a lata também é um meio de comunicação que as conecta aos consumidores por meio de designs exclusivos e personalizados, além de possuir todas as características de praticidade e sustentabilidade, sendo, por isso, a preferida dos brasileiros.
Ponto para a reciclagem!
Consumir bebidas em latas de alumínio não apenas garante praticidade e conveniência, mas também traz consigo um importante compromisso ambiental. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), mais de 50% do alumínio consumido no País provêm de fontes recicladas, superando amplamente a média mundial, que gira em torno de 30%. Esse êxito é resultado dos investimentos do setor em redes próprias de coleta e modernização de fábricas de reciclagem.
Em um cenário de avanços, o Brasil alcançou, ainda em 2022, um feito impressionante: a reciclagem de 100% das latas de alumínio para bebidas, correspondendo a um volume notável de 390.200 t do metal. Esse marco evidencia o comprometimento do País com a sustentabilidade e serve de exemplo para outras nações.
Na recente Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, a indústria global de alumínio lançou uma meta ambiciosa: reciclar 100% das latas de alumínio para bebidas até 2050, alinhando-se aos objetivos de zero emissão de carbono (CO₂). Nesse contexto, a ABAL assumiu um compromisso global para a reciclagem de latas de alumínio no Brasil, reafirmando seu papel de liderança no setor.
Além disso, empresas como a Novelis, gigante global de laminados e reciclagem de alumínio, têm desempenhado um papel importante nesse processo. No último Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio, celebrado em 28 de outubro de 2023, a empresa comemorou a reciclagem de mais de 50 t de latas de bebidas consumidas em grandes festividades realizadas no Brasil em 2023, incluindo os eventos carnavalescos de São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Por essa razão, no Carnaval de 2024, as latas de alumínio estão destinadas a brilhar como protagonistas dessa festa, oferecendo sabores e cores que refletem toda a energia e diversidade do evento e ainda destacando um consumo responsável que colabora para um futuro mais sustentável. Confira abaixo alguns lançamentos especialmente para essa ocasião.
Espumante
A startup de vinhos em lata Artse, cofundada pela cantora e compositora Claudia Leitte, fechou recentemente uma parceria com a vitivinícola Jolimont, localizada na serra gaúcha, para o lançamento de uma edição especial exclusiva.
O produto final foi o espumante Moscatel Rosé, criado pelo enólogo Joel Ferrari e embalado em latas de alumínio pela Ball Corporation, empresa global dedicada a embalagens sustentáveis. Essa edição, composta de mil unidades de latas de 269 ml, é um blend que mantém a leveza e o frescor do espumante, com teor alcoólico de 7,5%.
A embalagem de alumínio moderna, produzida com tecnologia inovadora, reflete o conceito descontraído do carnaval de Claudia Leitte, sendo uma opção direcionada ao público jovem que busca a praticidade de segurar a lata nas mãos durante as festividades carnavalescas. A lata proporciona facilidade no consumo e reduz desperdícios, além de ser prática para transportar, abrir e fechar.
As latas já estão disponíveis nos sites do e-commerce da Artse e da Jolimont. Também estarão à venda nos desfiles do bloco Largadinho, programados para os dias 11 e 13 de fevereiro em Salvador.
Homenagem
Para homenagear as Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro este ano, a Brahma lançou doze latas comemorativas de cada agremiação, destacando-se por sua edição limitada e exclusividade.
As latas, de alumínio, exibem as cores vibrantes que enfeitam a Marquês de Sapucaí nos desfiles de Carnaval. Desde o seu lançamento, quando a Brahma foi anunciada como patrocinadora do Rio Carnaval 2024, as latas já estão disponíveis para venda.
Durante as festividades, cada lata estará à venda na quadra da respectiva escola que ela representa, como parte de um projeto que busca fortalecer e valorizar o Carnaval. A ideia é atrair o público para os espaços das agremiações e estimular os amantes da festa a visitar as quadras a fim de completar as coleções.
“Estamos muito animados com essa ação inédita de homenagear e trazer protagonismo para as agremiações, as estrelas da maior festa da Terra. Por meio dessa parceria, nosso objetivo é propor iniciativas que favoreçam a ampliação da visibilidade do Carnaval para outros momentos e lugares especiais além dos desfiles. Já estamos presentes nas quadras das escolas e desejamos gerar mais movimentos em torno desses espaços onde estão os sambistas, as comunidades e todos os responsáveis por fazer a magia acontecer”, afirma Maurício Landi, diretor da Brahma.
Suco na lata
A marca de sucos Maguary e a Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba carioca, uniram-se em uma parceria inédita para levar o samba-enredo Pede caju que dou… Pé de caju que dá diretamente para a satisfação dos brasileiros.
Em uma edição especial e exclusiva, a Maguary lançou um suco de caju em lata, produzido em colaboração com a Ball Corporation. A latinha personalizada, com tecnologia de impressão de alta qualidade, torna-se uma verdadeira obra de arte, refletindo as cores e a energia do Carnaval carioca.
Com 65 mil unidades produzidas, o suco de caju Maguary está disponível nas praias e ruas do Rio de Janeiro e, no Carnaval, será distribuído também no camarote Novex Rio Praia, na Sapucaí, durante o desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel.
Essa edição limitada, 100% reciclável, não será comercializada em outros pontos de venda, sendo uma oferta exclusiva para os foliões e admiradores da Mocidade.
Cachaça
A Pitú também lançou uma lata de alumínio especial para este Carnaval, com um rótulo personalizado que reproduz cenas tradicionais da folia.
A edição exclusiva, idealizada pela agência publicitária Ampla, com apoio da Ball Corporation, traz personagens, fantasias, danças, cores e outros elementos que dão vida ao Carnaval diretamente para a mão dos foliões.
Inspirada nas obras do renomado artista pernambucano Bajado, a ilustração na lata busca resgatar a memória afetiva das festividades carnavalescas, especialmente as explosões de alegria dos festejos de Olinda (PE).
Prática para ser consumida no decorrer das festas, a lata é segura, fácil de carregar, gela rapidamente e protege o sabor da aguardente dos raios UV. Além disso, é totalmente reciclável, contribuindo para a renda de catadores e sendo uma escolha sustentável para os consumidores.
O produto será levado para diferentes pontos do carnaval este ano, especialmente no Nordeste, região de origem da tradicional cachaçaria.
Aposta certeira
O Grupo Heineken apostou nas bebidas prontas para consumo em latas de alumínio como parte de sua estratégia para se destacar no Carnaval deste ano.
Em novembro de 2023, a empresa lançou a Amstel Vibes, uma bebida destilada que combina teor alcoólico de 7,9% com aroma natural de frutas, disponível nos sabores lemon (limão) e strawmellon (morango com melancia).
As latas, de cor neon que brilha no escuro, têm 269 ml e estão à venda nos principais pontos do Sudeste brasileiro, prometendo conquistar mais consumidores ao longo das festividades da próxima semana.
Água, por favor
Nem só de bebidas alcoólicas e sucos vivem os foliões. Com a aproximação do Carnaval deste ano, a Minalba Brasil também lançou uma novidade: a água mineral Indaiá em lata de alumínio de 269 ml, disponível nas versões com gás e sem gás.
A hidratação adequada é fundamental para quem vai participar das festividades do rei Momo, garantindo energia e bem-estar em todos os dias de folia.
Com o lema Na lata é ainda melhor, a empresa destaca a eficiência no resfriamento da bebida e a sustentabilidade do alumínio — 100% reciclável. As novas latas também contam com informações em Braille na tampa, promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Sustentabilidade
Além dos vários lançamentos em latas de alumínio, o Carnaval 2024 terá até o Bloco da Latinha Mix, para provar que a embalagem de alumínio é realmente um símbolo que remete à sustentabilidade. Organizado pela Brandtruck e a Rádio MIX, estabelece um novo padrão ao integrar conscientização ambiental, proporcionando uma experiência festiva e sustentável aos foliões.
A 4ª edição do bloco firmou um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a neutralização de danos ao meio ambiente. Em parceria com a Prospera + Greener, climatech, que oferece soluções sustentáveis, o bloco neutralizará suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs).
“Para realizar essa compensação de carbono, será feita a medição das horas de emissão de gases poluentes gerados pelo trio elétrico, permitindo que o carbono seja neutralizado por meio de uma operação vinculada à preservação da floresta Amazônica”, ressalta Cláudio Olímpio, CEO da Greener.
Por falar em reciclagem
A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) unem-se novamente para a edição 2024 do circuito oficial do carnaval de rua de São Paulo. A iniciativa visa à recuperação de resíduos sólidos durante os oito dias de festa (iniciadas no dia 3 de fevereiro) e à valorização do trabalho dos catadores e catadoras.
Nos primeiros dois dias, já foram coletados mais de 5 mil kg de materiais recicláveis, registrando 1.507,83 kg de alumínio e 3.585,17 kg de plástico.
Ao longo dos oito dias de festa, trezentos catadores serão beneficiados, com a meta de recuperar entre 16 mil e 40 mil kg de resíduos de alumínio e plástico. A coleta é realizada por duzentos catadores autônomos circulando pelos blocos e cem catadores membros de sete cooperativas, responsáveis pela administração das centrais de triagem.
A iniciativa garantirá um pagamento acima da média para os catadores. Por oito dias de trabalho, os autônomos poderão receber até R$ 1.200, enquanto os cooperados receberão R$ 1.240.
O material coletado será comercializado e o valor, dividido entre as cooperativas participantes. A ação, realizada em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua (MNLDPSR) e Rede Cata Sampa, conta com o apoio da prefeitura municipal.
“A metodologia da Ancat aponta para a construção de soluções sustentáveis de combate à pobreza, gerando oportunidades de negócios e combatendo a precarização das relações de trabalho na cadeia da reciclagem”, afirma Roberto Rocha, presidente da Ancat.
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