Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), realizada em Dubai, a indústria global de alumínio anunciou uma meta audaciosa: reciclar 100% das latas de alumínio para bebidas até 2050, alinhando-se aos objetivos de zero emissão de carbono (CO₂).
LEIA TAMBÉM: Painel da ABAL na COP28: alumínio brasileiro de baixo carbono é destaque
A iniciativa foi liderada pelo International Aluminium Institute (IAI) e contou com o apoio de Janaína Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), juntamente com Pierre Labat, vice-presidente-sênior e diretor de Estratégia e Sustentabilidade da Novelis Inc. Presentes no encontro, eles endossaram as ações necessárias para o setor alcançar a meta estabelecida.
Durante o painel realizado para debater o assunto, Adalberto Maluf, secretário nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, convidado pela ABAL, destacou o Brasil como um exemplo notável na categoria.
Atualmente, cerca de 70% das latas de alumínio para bebidas em todo o mundo são recicladas. Já o Brasil mantém um índice de reciclagem de latas acima de 90% por mais de duas décadas, alcançando a marca histórica de 100% de reciclagem em 2022.
Foto: Divulgação ABAL