indice_reciclagem_matéria_OK

Brasil bate novo recorde e recicla 100% das latas de alumínio em 2022

Com esse resultado, o País se consolida como referência global no segmento

O Brasil reciclou 100% das 390.200 t de latas de alumínio para bebidas comercializadas no ano passado. Trata-se do maior índice registrado desde o início da aferição em 1990.

Os dados foram consolidados pela Recicla Latas – entidade gestora – após apuração realizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) do volume de sucata de latas coletadas e recicladas e do volume de latas vendidas informado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

“Esse resultado consolida a posição do alumínio como uma solução mais vantajosa em matéria de sustentabilidade e economia circular. O protagonismo da indústria brasileira do alumínio na cadeia de reciclagem de latas para bebidas é resultado direto da aposta feita pelo setor nos últimos anos, na realização de investimentos para ampliação do número de centros de coletas, e na modernização das fábricas de reciclagem”, comemora, Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

De acordo com a dirigente, também contribuem para esse resultado o valor social e a importância estratégica da cadeia de reciclagem de alumínio, “além do fato de contarmos com um sistema de logística reversa que privilegia a cooperação entre governo, indústria, a sociedade e as cooperativas de catadores”, explica Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Em 2022 o volume de vendas de latas apresentou queda maior do que o total coletado. Por isso, o resultado indica um provável aumento do consumo de estoque na cadeia.

“O importante nesse cenário é que a indústria brasileira do alumínio tem pronta capacidade, tanto de reciclagem como de produção de chapas de alumínio para atender as necessidades do mercado nacional”, completa Janaina. 

Vantagens do alumínio

O alumínio pode ser infinitamente reciclável e o ciclo de vida útil da lata é de sessenta dias. O processo de reaproveitamento reduz em 95% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo da energia elétrica gasta em relação a produção do alumínio primário.

Além do índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, o percentual de recuperação da sucata no Brasil (55,4%) também está entre os mais altos do mundo.

Desafios

De acordo com a ABAL, ainda existem fronteiras a serem exploradas, para o pleno aproveitamento das vantagens e benefícios proporcionados pela reciclagem de alumínio. 

O Brasil precisa avançar em discussões para ampliar a atividade com a implementação de instrumentos de fomento que não produzam distorções no mercado, incentivem a rastreabilidade e permitam reduzir a informalidade do segmento e acesso ao metal de fonte secundária.

Há ainda desafios associados à medição da disponibilidade e da reciclagem de produtos com vida útil esgotada, a exemplo dos produtos extrudados e bens de consumo, assim como na coleta e seleção de produtos multimateriais.

Crédito da imagem de abertura: jules/stock.adobe.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima