nature-3294632_1280

Agência ambiental alemã publica diretrizes para economia circular

Indústria de embalagens flexíveis foi considerada durante elaboração do documento

A Agência Federal do Meio Ambiente da Alemanha (Umweltbundesamt, UBA) divulgou nove diretrizes sobre economia circular, importante tema para o equilíbrio do meio ambiente que conta com colaboração significativa do alumínio — confira reportagem sobre o assunto aqui. O objetivo foi criar um entendimento comum e uma estrutura estratégica de como o conceito pode ser estabelecido, considerando as partes interessadas na esfera política, nos negócios e na sociedade.

De acordo com o documento, “a economia circular é uma forma de conduta que respeita as fronteiras planetárias e apoia a implementação da agenda das Nações Unidas para 2030. Está relacionada a todas as fases, além da gestão clássica de resíduos, considerando o ciclo de vida do material e do produto. Serve para conservar os recursos naturais, incluindo proteção climática, do ambiente e da saúde humana.”

Em um artigo divulgado no Linkedin sobre essa novidade, Guido Aufdemkamp, diretor-executivo da Flexible Packaging Europe Association (em português, Associação Europeia de Embalagens Flexíveis), informou que a criação desses princípios orientadores levou em consideração a indústria e sua contribuição para uma economia circular.

 “A embalagem flexível pode ajudar a minimizar os impactos no meio ambiente, usando os recursos limitados da Terra de maneira sustentável. Reduzir a quantidade de resíduos gerados na fonte, também chamado de prevenção, é uma alavanca importante para aumentar a eficiência dos recursos e avançar para uma economia circular”, aponta.

Para acessar o documento na íntegra, disponível apenas em alemão, clique aqui.

No Brasil
Com o apoio da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e outras diversas entidades representativas, foi criada em 2018  a Frente Parlamentar pela Criação de Estímulos Econômicos para a Preservação do Meio Ambiente.

Presidido pelo deputado federal Arnaldo Jardim (leia entrevista do parlamentar ao portal concedida no fim do ano passado), o grupo multipartidário discute, desde então, propostas de incentivos econômicos para a proteção ao meio ambiente. O grupo também defende que a Reforma Tributária, em discussão no Congresso, privilegie a economia circular.

Leia também:
Brasil mantém a liderança mundial na reciclagem de latas de alumínio
BMW adota novo sistema de reciclagem do alumínio
Novartis explica o uso e reciclagem do alumínio de suas embalagens
Novelis e Volvo criam sistema para reciclagem total do alumínio usado pela montadora

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima