volvo

Novelis e Volvo criam sistema para reciclagem total do alumínio usado pela montadora

Ciclo fechado para reaproveitamento do metal diminui as emissões de CO2 em 78% na fabricação do alumínio e em 68% no transporte de matéria-prima

A Novelis e a montadora Volvo anunciaram recentemente um acordo para o reaproveitamento total do alumínio empregado no processo de fabricação dos carros da montadora sueca.  Por meio do sistema de circuito fechado, as empresas trabalham juntas para recuperar a sucata, reduzindo a pegada de CO2 da chapa de alumínio entregue à Volvo e permitindo que o material já usado permaneça na cadeia de valor e seja reaproveitado infinitamente.

Fechar o ciclo também envolve a adoção de um sistema logístico mais ecológico: ao invés de transportar as chapas entre Novelis e a Volvo por meio rodoviário, o material será movimentado em trens — a mudança diminui em 68% a emissão de CO2 na atmosfera.

“Estamos muito orgulhosos do sistema que introduzimos na Volvo. Como líder global em reciclagem de alumínio, a Novelis foi pioneira nos maiores sistemas de reciclagem automotiva em ciclo fechado do mundo. Dessa forma, estamos reduzindo nossa dependência do alumínio primário e criando um modelo de negócios mais eficiente e sustentável para nós e nossos clientes”,  diz Michael Hahne, vice-presidente automotivo da Novelis Europe.

A Novelis explica em comunicado que a mudança da maneira de negociar da abordagem linear tradicional para a de malha fechada, dentro do conceito de economia circular, permite acelerar e multiplicar o potencial de sustentabilidade do alumínio como um metal leve e infinitamente reciclável, além de reduzir o carbono incorporado nos produtos. 

A empresa, vale ressaltar, aumentou o uso de alumínio reciclado em sua produção, passando de 33% do conteúdo total de reciclado, em 2010, para 61% no ano fiscal de 2019.

Veja também:

Com alumínio na carroceria, Audi R8 será vendido no Brasil

A Audi anunciou que o novo modelo do esportivo R8 deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano. Lançado no início 2019 na Europa, o veículo tem 79% de sua estrutura composta por alumínio. Segundo a empresa, o metal proporciona leveza, rigidez e comportamento que ajudam o motor V10 de 610 cv a impulsionar

Novo Defender, da Land Rover, tem carroceria de alumínio

O jipe inglês Defender, que ficou três anos fora de linha, acaba de ganhar uma nova geração, cujo lançamento no Brasil deve ocorrer ainda em 2020. Uma das novidades da nova versão é a plataforma D7x, estrutura monobloco de alumínio, reforçada pela Land Rover para garantir maior rigidez e durabilidade. A arquitetura permite a adoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu