P90382653_highRes_aluminium-recycling--830x553 (2)

BMW adota novo sistema de reciclagem do alumínio

Todas as rebarbas e sobras de chapas geradas após a estampagem são separadas e destinadas para a Novelis

A montadora alemã BMW implementou um novo sistema de reciclagem do alumínio em sua maior fábrica, localizada em Dingolfing, na Alemanha. Segundo o portal Aluauto, para a implementação do projeto, foram investidos cerca de 6,5 milhões de euros na modernizações da planta. 

Processo
Todas as rebarbas e sobras de chapas geradas após a estampagem são automaticamente separadas por tipo de liga. Depois, a sucata é prensada em forma de cubos e enviada para a Novelis, parceira no projeto e responsável pela produção das novas chapas usadas pela BMW.

O mesmo modelo será replicado nas plantas do Grupo BMW pelo mundo e já está em processo de implementação em Landshut, também na Alemanha, na fundição de metais leves.

Sustentabilidade
Cálculos divulgados pela BMW projetam que o novo processo reduzirá a emissão de CO2 em cerca de 120 mil t por ano. Explica-se: a reciclagem do alumínio gera 95% menos emissões de gases de efeito estufa se comparada com a produção do metal primário. 

“Com a introdução deste sistema de reciclagem, fortalecemos nossa posição como um centro global de competência em alumínio. Ao mesmo tempo, assumimos a responsabilidade pelo meio ambiente e o uso eficiente de matérias-primas na cadeia de suprimentos”, afirma Christoph Schröder, head da fábrica da BMW em Dingolfing.

LEIA TAMBÉM:
Sustentabilidade: economia circular e reciclagem no setor de alumínio
Novelis e Volvo criam sistema para reciclagem total do alumínio usado pela montadora

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio na rota da inovação automotiva

O alumínio está assumindo um papel cada vez mais central no setor automotivo, impulsionado por uma tendência global de crescimento no consumo de produtos feitos com esse metal. Segundo o Anuário Estatístico do Alumínio de 2022 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e projeções do International Aluminium Institute (IAI), espera-se um aumento de 40% na

Rolar para cima
Rolar para cima