48952258306_9bc8ae1f85_c

Workshop da ABAL aborda saúde e segurança na indústria do alumínio

Especialistas e profissionais do setor apresentaram boas práticas e tecnologias já implantadas com sucesso

Com o objetivo de disseminar boas práticas do setor, debater as mudanças das normas regulatórias e as novas tecnologias com foco em um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com a legislação, foi realizado, no dia 23 de outubro, o Workshop ABAL Insights — Saúde e Segurança na Indústria do Alumínio.

 O encontro, realizado no Centro Cultural do Alumínio (CCAL), foi importante para mostrar o trabalho que os setores de EHS [Environment, Health and Safety, em português, Meio Ambiente, Saúde e Segurança] têm feito nas empresas para engajar as lideranças e prevenir os acidentes de trabalho.

Segundo Daniel Forastieri, diretor de EHS da Novelis do Brasil, hoje seu principal papel é influenciar o gestor da empresa. “Invisto mais tempo nisso do que nas ferramentas e programas de segurança, para os quais tenho uma equipe especializada”, destaca. “A liderança de primeira linha deve exercer plenamente a função de líder de segurança. Isso é 80% do impacto”, complementa.

Quem compartilha desse posicionamento é Leandro Campos de Faria, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). “Quando a estratégia de saúde e segurança de uma empresa faz parte da estratégia do negócio, isso é um grande indicador de engajamento e comprometimento da liderança”, diz.

Durante o Workshop, também foi possível conhecer as mudanças que o governo tem realizado para simplificar as normas do setor, além das inovações e as formas de como agir na indústria 4.0.

“Várias empresas mostraram tecnologias para compilar melhor os dados, entender os equipamentos, prever se está trabalhando da forma correta e, a partir disso, intervir preventivamente”, resume Janaína Pessoa Oliveira, coordenadora do Subcomitê de Saúde e Segurança da ABAL.

Crédito da imagem de abertura: Divulgação ABAL

 

Veja também:

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Painéis do Congresso Internacional do Alumínio apontam caminhos para a inovação e eficiência energética

No primeiro dia do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no Hotel Unique, em São Paulo, os painéis da tarde se concentraram no tema “Juntos, somos inovação”, discutindo tecnologia e indústria 4.0. No painel “O alumínio revolucionando a mobilidade verde”, moderado por Camilo Adas, conselheiro em Tecnologia e Transição

Rolar para cima
Rolar para cima