48952258306_9bc8ae1f85_c

Workshop da ABAL aborda saúde e segurança na indústria do alumínio

Especialistas e profissionais do setor apresentaram boas práticas e tecnologias já implantadas com sucesso

Com o objetivo de disseminar boas práticas do setor, debater as mudanças das normas regulatórias e as novas tecnologias com foco em um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com a legislação, foi realizado, no dia 23 de outubro, o Workshop ABAL Insights — Saúde e Segurança na Indústria do Alumínio.

 O encontro, realizado no Centro Cultural do Alumínio (CCAL), foi importante para mostrar o trabalho que os setores de EHS [Environment, Health and Safety, em português, Meio Ambiente, Saúde e Segurança] têm feito nas empresas para engajar as lideranças e prevenir os acidentes de trabalho.

Segundo Daniel Forastieri, diretor de EHS da Novelis do Brasil, hoje seu principal papel é influenciar o gestor da empresa. “Invisto mais tempo nisso do que nas ferramentas e programas de segurança, para os quais tenho uma equipe especializada”, destaca. “A liderança de primeira linha deve exercer plenamente a função de líder de segurança. Isso é 80% do impacto”, complementa.

Quem compartilha desse posicionamento é Leandro Campos de Faria, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). “Quando a estratégia de saúde e segurança de uma empresa faz parte da estratégia do negócio, isso é um grande indicador de engajamento e comprometimento da liderança”, diz.

Durante o Workshop, também foi possível conhecer as mudanças que o governo tem realizado para simplificar as normas do setor, além das inovações e as formas de como agir na indústria 4.0.

“Várias empresas mostraram tecnologias para compilar melhor os dados, entender os equipamentos, prever se está trabalhando da forma correta e, a partir disso, intervir preventivamente”, resume Janaína Pessoa Oliveira, coordenadora do Subcomitê de Saúde e Segurança da ABAL.

Crédito da imagem de abertura: Divulgação ABAL

 

Veja também:

Novelis e Ball promovem a reciclagem no bloco Galo da Madrugada

Tradicional em Recife (PE) e com estreia este ano em São Paulo (SP), o Galo da Madrugada, famoso bloco carnavalesco, contará com uma ação de reciclagem nos dias 22 e 25 de fevereiro, respectivamente. Trata-se de uma iniciativa das empresas Novelis e Ball, executada pelo projeto “Do meu lixo cuido eu” em parceria com cooperativas

Indústria 4.0 traz desafios e oportunidades para o setor do alumínio

Todos os segmentos industriais estão sendo impactados pelo digital. Realidade nos negócios, as novas tecnologias abrem caminhos diversos, desafiadores e ricos em oportunidades. “Trata-se de um processo contínuo de mudança, uma jornada onde cada empresa deve ter a capacidade de avaliar e usufruir o que considera melhor para agregar valor para o negócio”. Essa é

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu