foto_geral_feicon1_materia

Empresas de alumínio apresentam novidades para o mercado de construção civil na Feicon

Da durabilidade das telhas ao design sofisticado das esquadrias, descubra as inovações que transformam o setor de alumínio

A 28ª Feira Internacional da Construção Civil (Feicon), realizada de 2 a 5 de abril, foi marcada por uma impressionante exibição de empresas do setor de alumínio. Com mais de 100 mil visitantes e um recorde histórico de 480 mil leads qualificados para negócios, o evento também serviu de ponto de encontro para os profissionais da área.

A equipe do portal Revista Alumínio conferiu de perto todas as novidades apresentadas pelas empresas do ramo. Desde telhas de alumínio até esquadrias de alta qualidade, passando por design clean e sofisticação, o evento foi palco de uma variedade de produtos e soluções inovadoras.

Telhas de alumínio 

No estande da Alcast, Ariel Mendes, da área de marketing, compartilhou detalhes sobre os produtos que a empresa levou à feira. E trouxe em destaque as telhas de alumínio, um produto que promete revolucionar o mercado por sua durabilidade e praticidade.

“A telha de alumínio oferece uma infraestrutura mais leve para o telhado, o que resulta em custos reduzidos. Além disso, sua durabilidade é notável, com uma expectativa de vida de até quarenta anos, três vezes maior do que outras telhas, especialmente em regiões litorâneas”, afirma Mendes.

O profissional ressalta ainda a vantagem do conforto térmico das telhas, por sua capacidade de refletir a luz solar, além dos benefícios econômicos e ambientais, pois são produzidas com alumínio 100% reciclado.

A Alcast também apresentou as suas chapas para piso, um material versátil e resistente, amplamente utilizado em diversos ambientes, de frigoríficos a plataformas industriais. Um produto que oferece facilidade de uso e segurança para as pessoas.

Esquadrias de alta qualidade 

Em sua participação na Feicon, Magda Netto dos Reis, arquiteta de Desenvolvimento e Mercado da Perfil Alumínio, enfatizou para a nossa equipe o compromisso da empresa com a qualidade e a inovação no setor de esquadrias de alumínio, além de ressaltar a importância do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) da Perfil Alumínio, sobretudo para portas e janelas de correr, evidenciando o diferencial da companhia em ter produtos homologados dentro das normas técnicas vigentes do mercado.

“Na Perfil Alumínio não nos limitamos a oferecer apenas linhas de esquadrias, mas sistemas completos, projetados e engenheirados para proporcionar resistência mecânica, durabilidade e desempenho adequado às necessidades do mercado. Nossos sistemas são submetidos a testes em laboratório para garantir a performance dos produtos e disponibilizar informações completas aos clientes, assegurando a qualidade das esquadrias de alumínio em cada obra”, afirma Magda.

A arquiteta abordou as tendências do segmento para a construção, destacando itens da Perfil Alumínio, como as fachadas com janela de correr da linha Slidinglass, com alto desenvolvimento acústico, ideais para o fechamento completo de sacadas. Essa linha evita ainda problemas técnicos e riscos para os moradores.

As portas da linha Artus também foram exibidas como opção decorativa que combina design de perfis de alumínio com sistemas de esquadrias, permitindo aos arquitetos diferenciar seus projetos. Outro destaque da marca são os sistemas que reproduzem acabamentos de madeira, da linha Chroma, atendendo a demanda por projetos de médio e alto padrão com design diferenciado.

Design clean e sofisticação 

No estande da CRV, Rafaela Rodrigues, representante da área de marketing, mostrou-nos as mais recentes opções da empresa em esquadrias de alumínio. Entre elas, a Janela Nobre Flex de Alumínio chamou a atenção por seu design inovador. Com fechos embutidos na cor do produto e um perfil robusto de 25 mm, o produto oferece a vantagem de flexibilidade, o que possibilita a abertura da parte da veneziana sem necessidade de abrir a janela principal. A CRV levou também o modelo de alumínio da Janela de Correr da Linha Classic, uma excelente opção intermediária para quem busca custo-benefício.

Outro ponto de destaque são as linhas de portas de alumínio da empresa, incluindo a Porta Integrada, operada por controle remoto e composta por duas folhas móveis de alumínio; a Porta Pivotante Amadeirada, que imita a textura da madeira, é de alumínio e conta com fechadura eletrônica e vidro laminado. A empresa não economizou em inovação com o lançamento da Porta Social Almofadada Diamante, comumente feita de aço, agora adaptada para o alumínio. Essa novidade recebeu até mesmo o Selo Inovação Varejo, destacando o compromisso da CRV em oferecer produtos exclusivos e de alta qualidade.

“As vantagens do alumínio nesse setor são inúmeras, uma vez que ele é altamente resistente e oferece um design mais clean e sofisticado. Ao optar por uma peça de alumínio nesse segmento, a garantia de longevidade é certa”, afirma Rafaela.

Do popular ao alto padrão 

Com cinco anos de atuação no mercado, a Arpa Esquadrias esteve presente na feira apresentando sua linha completa de produtos, destacando-se pela variedade de esquadrias, como porta de correr, persiana integrada e guarda-corpos de alumínio. Desde modelos populares até soluções de médio e alto padrão, a empresa mostrou seu compromisso com a excelência e a qualidade, exibindo produtos certificados e resistentes às intempéries.

“Fazemos, inclusive, esquadrias sob medida e só trabalhamos com produtos 100% de alumínio, pois não existe nada igual a esse metal quando falamos em qualidade, durabilidade, manutenção, resistência mecânica e resistência em relação a intempéries do tempo, entre outras vantagens”, destaca Paulo Rodrigues, diretor-industrial da empresa.

Cores diferenciadas 

No estande da Vitrolar, Isaías Júnior, diretor de Operação da marca, destacou uma das principais novidades apresentadas na Feicon: sua linha de produtos para o mercado econômico e intermediário. Desenvolvidos com foco na qualidade e eficiência, atendendo tanto o varejo, com esquadrias de folha fixa, como as construtoras, com esquadrias de folha móvel, todos os produtos são de alumínio, garantindo resistência e durabilidade.

Destacam-se desde esquadrias com persiana embutida, que proporcionam maior eficiência energética, acústica e térmica aos ambientes, até porta estilo lambril e porta integrada automatizada, que garantem controle da luminosidade e da temperatura do ambiente, além de melhorar a acústica do espaço.

“Entre as inovações das nossas esquadrias estão as cores diferenciadas, incluindo bronze, preta, branca e cinza, sendo esta última o carro-chefe da empresa. Existe uma crescente utilização da cor cinza no mercado devido à sua versatilidade e capacidade de se adequar a diferentes estilos arquitetônicos”, pontua o diretor.

A companhia também levou inovações no segmento de guarda-corpos, oferecendo produtos prontos e acabados, eliminando a necessidade de contratar serralheiros para instalação. Com design moderno e disponíveis em diversas cores, os guarda-corpos da Vitrolar atendem as normas técnicas e garantem segurança e elegância aos ambientes.

Mercado doméstico 

A participação da Botafogo na Feicon trouxe à tona sua posição como uma das maiores fabricantes sul-americanas de escadas, carrinhos de mão e guarda-sóis de alumínio. João Ricardo Veiga, representante de Vendas da empresa, destacou a expertise da marca em produzir produtos de alta qualidade e durabilidade, especialmente no segmento profissional e de lazer.

Sua novidade apresentada na feira foram as escadas de alumínio articuladas, domésticas, tesoura prática e profissional, capazes de suportar até 150 kg, para serem utilizadas por diferentes públicos, incluindo pessoas obesas. Com selo do Inmetro, elas oferecem ainda uma bandeja conveniente para ferramentas. Outro destaque foram os carrinhos galvanizados, projetados para resistir às intempéries e ao desgaste, garantindo durabilidade mesmo em condições adversas.

A Fame Chuveiros e Material Elétrico também apresentou uma novidade de alumínio este ano, um dos seus mais recentes lançamentos: cantoneiras disponíveis ao mercado nas cores branca, preta e cromada. Esses produtos geralmente são utilizados nos cantos de parede para proporcionar um acabamento estético e funcional, ocultando o encontro entre o piso e a parede.

“É bom frisar que as vantagens da cantoneira de alumínio em relação às de PVC são inúmeras, especialmente pela resistência superior do alumínio, além da variedade de cores, proporcionando versatilidade maior em sua aplicação”, afirmou Jamilson Neto, gestor de Vendas da Fame.

Mercado de energia 

A Megatron levou ao público da Feicon suas mais recentes inovações em cabos elétricos de alumínio, com destaque para os múltiplos e singelos, revestidos para duplex, triplex e quadriplex. A novidade é homologada por importantes empresas do setor elétrico, como a Equatorial e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Os cabos são destinados tanto para instalações aéreas como para subterrâneas, em diferentes capacidades, como 15, 25 e 35 kV.

“Os cabos elétricos de alumínio em relação aos de cobre oferecem uma economia muito maior aos clientes, sem contar a leveza, resistência à corrosão e versatilidade, assegurando eficiência e durabilidade nas instalações elétricas”, informou Rejane Sabino, representante de Vendas da organização.

Autosserviço 

Ernesto Fredegotto Júnior, sócio-proprietário da Nova Horizonte, aproveitou a participação na feira para anunciar uma mudança significativa no seu perfil de negócio: deixará de ser apenas uma extrusora de alumínio e passará a fabricar também produtos finais.

Em relação aos itens apresentados, houve o lançamento da linha de varões e cartelados de alumínio, especialmente desenvolvidos para as necessidades do autosserviço, uma tendência crescente no mercado de materiais de construção.

Fredegotto comparou o uso de produtos de alumínio e o uso de PVC no mercado, ressaltando a durabilidade superior do alumínio, o qual, segundo ele, pode exceder vinte anos de vida útil, ao passo que o PVC tende a ressecar, trincar e manchar em ambientes externos.

Fotos: Juliana Klein

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima