projeções_CNI

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Previsões otimistas da CNI sobre o crescimento industrial favorecem o setor do alumínio, alimentado por demanda e expansão do crédito

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste último caso, a indústria do alumínio.

Esse crescimento de 2,0% na indústria da construção é impulsionado pela regulamentação de programas governamentais como o Minha Casa, Minha Vida e o PAC. Já o de 1,7% na indústria de transformação é devido ao aumento da demanda por produtos industriais e à expansão do crédito, embora parte dessa demanda seja direcionada a produtos importados.

Ricardo Alban, presidente da CNI, destaca que fatores como a queda da inflação e dos juros, o aquecimento do mercado de trabalho e a possibilidade de maior acesso ao crédito estão impulsionando a economia desde o final de 2023.

“Apesar da projeção para o PIB ser menor que a do ano passado, a composição do crescimento esperado para 2024 é positiva e mais equilibrada”, ressalta.

O relatório trimestral da CNI prevê que a inflação continue desacelerando, encerrando o ano em 3,6%, e que o Banco Central reduza a taxa básica de juros, Selic, para 9,0% ao ano até o final de 2024. No entanto, mesmo com essa redução, a política monetária permanecerá contracionista ao longo do ano.

A CNI também espera um aumento de 4,0% nos rendimentos reais e de 6,3% nas concessões de crédito, beneficiados pela baixa taxa de desemprego e pela melhoria na renda das famílias.

Crédito da imagem de abertura: simone_n/stock.adobe.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima