Novo_Hamburgo_materia

Prefeitura de Novo Hamburgo (RS) investe em fiação de alumínio em parque para conter vandalismo

A partir de um investimento de R$ 80 mil, fios de cobre serão substituídos pelo material

A prefeitura de Novo Hamburgo (RS) investiu R$ 80 mil para adquirir 10 mil metros de cabos de alumínio, a fim de trocar a fiação da iluminação de cerca de 1,5 quilômetro de trilha do Parque Henrique Luis Roessler, conhecido como Parcão.

“Anteriormente, os cabos eram de cobre e, infelizmente, éramos constantemente alvos de furtos desses materiais”, explica Maya Ruschel, diretoria de Proteção Ambiental.

Executado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), o trabalho inclui cimentar as caixas subterrâneas de acesso aos cabos. Medidas semelhantes têm sido adotadas por outros estados pelo país.

Vantagens do alumínio

Iniciativa parecida aconteceu recentemente na Linha Vermelha, no Rio de Janeiro. Além do menor custo em relação ao cobre, o alumínio apresenta características que o tornam ideal para o setor de cabos nas áreas de distribuição e transmissão de energia pelo país.

Em seu estado puro, o metal tem condutividade elétrica de 62%, segundo o International Annealed Copper Standard (IACS). Mesmo inferior em relação ao cobre (100%), esse índice se soma a extrema leveza e facilidade de montagem e manutenção que proporciona aos sistemas.

Os cabos de alumínio ajudam a reduzir, por exemplo, o número de torres de transmissão instaladas, pois percorrem longas distâncias devido ao baixo peso.

Outro diferencial é a sustentabilidade, já que desde a etapa da mineração de bauxita são usados métodos modernos que incluem o reflorestamento das áreas logo após a lavra. O metal também é infinitamente reciclável.

Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo

Veja também:

Prysmian e Nortel inovam com programa de logística reversa de cabos elétricos

O Grupo Prysmian, um dos líderes mundiais da indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, anunciou a criação de uma solução inovadora para gerenciar o excedente de cabos elétricos não utilizados por seus clientes. O programa, desenvolvido em parceria com a Nortel, distribuidora de suprimentos do Brasil pertencente ao Grupo Sonepar, visa a

Consumo de alumínio ganha destaque no setor elétrico brasileiro

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro experimentou um significativo aumento de 11,5% no primeiro semestre de 2023, conforme revelado por estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse crescimento destaca a importância do metal em aplicações cruciais, como fios e cabos para a distribuição e transmissão de energia elétrica. Isso não apenas

Setor elétrico impulsiona o consumo de alumínio no Brasil com crescimento de 11,5%

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro registrou um aumento significativo de 11,5% no primeiro semestre de 2023, de acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse avanço foi estimulado pela crescente capacidade de geração de energias eólica e solar no País, resultando na demanda por cabos de alumínio para novas

Rolar para cima
Rolar para cima