Planta Jundiaí MPT (Metal Pre-Treatment) (3) (1)

Henkel investe em tecnologias 4.0 para atender setor de latas de alumínio

Empresa aportou mais de R$ 5 milhões em automação e controle de processos nos últimos anos

Um dos braços de atuação da multinacional alemã Henkel é dedicado ao desenvolvimento de soluções para os fabricantes de latas de alumínio. Em 2014, a empresa iniciou o planejamento global de ações para viabilizar o conceito de “fábrica inteligente” nas suas operações. Desde então, tem preparado de forma gradual as unidades industriais em direção à transformação digital.

“Nos últimos três anos, foram aplicados mais de R$ 5 milhões em automação e controle de processos, sempre orientados à implementação de tecnologia de ponta em linha com as tendências da Indústria 4.0”, reforça Anderson Guerrero, Head de Metal Packaging para a América Latina Sul.

Segundo o executivo, a companhia também investiu cerca de R$ 40 milhões na construção de uma planta dedicada à produção de tecnologias para o pré-tratamento de superfícies de peças metálicas e de alumínio em 2019. A unidade conta com maior nível de automação e mais ergonomia para os profissionais na linha de produção.

Novas tecnologias
No segmento de embalagens metálicas, a Henkel disponibiliza produtos, serviços e equipamentos que ajudam a reduzir o consumo energético, a pegada de carbono e o consumo de água e de contaminantes nos efluentes. 

A companhia dispõe, por exemplo, de um desengraxante monocomponente – em substituição ao tradicional bicomponente —, assim como um desengraxante a frio, que proporciona boa parte desses benefícios.

Além disso, oferece os lineguards, equipamentos de controle e dosagem de produtos químicos sem contato direto com o operador. Com eles, o profissional acompanha todo o processo e centraliza o sistema por meio de um computador. A inovação ajuda a reduzir o índice de perdas nas fábricas de latas de alumínio.

Já o Smart Glass 3D está sendo desenvolvido como equipamento auxiliar para o monitoramento remoto dos processos com apoio do próprio cliente ou dos técnicos da Henkel. A ferramenta permite que mais de um profissional, em diferentes locais, veja o que está ocorrendo e otimize o tempo para chegar a uma conclusão e ação necessária. 

“O consumidor final tem ganhos na segurança, qualidade e aspecto das latas de alumínio, uma vez que as tecnologias promovem a conservação do sabor original e a durabilidade no visual da embalagem”, conclui o Head da Henkel.

Veja também:

Evento ABAL Insights: 2021 deve ser positivo para a indústria do alumínio

O mercado global de alumínio, os efeitos da pandemia da Covid-19 e os cenários para 2021 foram tema do ABAL Insights, evento on-line realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) para os seus associados no dia 7 de abril. Ross Strachan, analista sênior de Alumínio Primário e Produto Transformado da CRU International, apresentou uma visão

Cadeia do alumínio avança rumo à transformação digital

A avaliação da Maturidade 4.0 da cadeia produtiva do alumínio, realizada em parceria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), trouxe resultados positivos, apesar de a jornada digital ainda demandar muitos anos de trabalho. Conforme o diagnóstico, as empresas afiliadas à ABAL avançaram em termos de cultura, conhecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima