Hydro na II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica

Estudo da Hydro é premiado em conferência de restauração ecológica

O trabalho apresentado pela Hydro sobre atributos químicos em solos sob processo de recuperação após mineração de bauxita, desenvolvido a partir do monitoramento feito desde 2013 na região da Mineração Paragominas, no Pará, foi premiado na 2ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre 2018), em Belo Horizonte, no dia 23 de novembro. A pesquisa foi vencedora na categoria Júri Popular.

A ação faz parte dos avanços em inovação que integra o Consórcio de Pesquisa de Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), que teve outras quatro pesquisas distintas apresentadas no evento. O trabalho reuniu três graduandos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), liderados por Jéssy Senado, e contou com a coautoria da analista de Meio Ambiente da Hydro, Giuliana de Souza, sob a coordenação dos professores da Ufra, Gracialda Ferreira e Marcos André Piedade Gama.

Pesquisa inédita
De acordo com a Hydro, o estudo, inédito, surpreendeu na abordagem do tema, considerando que, de modo geral, os estudos relacionados à restauração ecológica geralmente estão voltados à vegetação prioritariamente. Nesse caso, os estudiosos identificaram a necessidade de aprofundar as análises do solo e não somente a vegetação.

“Identificamos pela lógica que, no primeiro momento, a importância de um solo restaurado e estruturado proporciona uma melhor restauração do ecossistema”, explica Giuliana. “Foi avaliado o solo das áreas recuperadas por meio das técnicas de plantio tradicional e regeneração natural, sendo essa técnica mais econômica, apresentando resultados tão eficientes como à de plantio tradicional.”

Para Jéssy Senado, autora do estudo, todos os trabalhos apresentados pela Hydro despertaram amplo interesse dos pesquisadores, estudantes, estudiosos e empresas presentes ao evento, reforçando a preocupação da empresa com a restauração ecológica, realizada na região da Mineração Paragominas desde 2009. “O nosso trabalho inovou demonstrando que as duas variáveis — solo e vegetação — são importantes para o monitoramento e restauração do solo e não somente a vegetação, principalmente para áreas em que se pratica a mineração”, enfatiza Jéssy, cuja conclusão da graduação em engenharia florestal pela Ufra se dará no próximo ano.

Os trabalhos foram votados por quinhentos inscritos na conferência, os quais participaram da escolha do vencedor diretamente no aplicativo da Sobre com votação online durante o evento.

Conservação, biodiversidade e economia sustentável em debate
Na quarta-feira (28/11), a Hydro participou da Conferência Ethos 20 anos, realizada no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Patrocinadora do evento pela segunda vez, a companhia teve participantes nos seguintes painéis: conservação e biodiversidade em grandes projetos; diálogo, estratégias e trajetórias de desenvolvimento sustentável; e o papel das empresas na sociedade em prol de uma cultura de integridade e desafios da mineração na Amazônia.

“Acreditamos que a realização da Conferência Ethos em Belém é importante para estimular o debate sobre sustentabilidade e desenvolvimento social na região”, afirma a diretora de Comunicação de Bauxita e Alumina da Hydro, Alessandra Fonseca. A conferência, vale destacar, foi realizada também nas cidades do Rio de Janeiro, em junho, e em São Paulo, em setembro deste ano.

Veja também:

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Painéis do Congresso Internacional do Alumínio apontam caminhos para a inovação e eficiência energética

No primeiro dia do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no Hotel Unique, em São Paulo, os painéis da tarde se concentraram no tema “Juntos, somos inovação”, discutindo tecnologia e indústria 4.0. No painel “O alumínio revolucionando a mobilidade verde”, moderado por Camilo Adas, conselheiro em Tecnologia e Transição

Rolar para cima
Rolar para cima