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Empresas do setor do alumínio levam novidades em esquadrias para a Fesqua 2022

Companhias marcam presença na feira e seguem investindo para atender demandas do mercado

A 14ª Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua) reuniu mais de 48 mil visitantes e 500 marcas expositoras no São Paulo Expo, na capital paulista, de 14 a 17 de setembro. Além das novidades, as empresas do setor do alumínio informaram que seguem investindo para atender especialmente os clientes industriais e de construção civil.

Setor de esquadrias é estratégico

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) mostrou a sua nova marca de esquadrias, denominada Primora, indicada para fachadas, janelas e portas com foco em projetos imobiliários. Lançada no início do ano, a linha foi desenvolvida em parceria com a Roto & Fermax — empresa de componentes para portas e janelas de origem alemã.

“Estamos satisfeitos com o resultado da feira, com a visita de um público interessado em nossas soluções. O segmento de construção civil é muito importante para indústria do alumínio e temos crescido cada vez mais nesse mercado”, afirma Fernando Wongtschowski, gerente de Marketing e Inovação da CBA. 

 

O Grupo Ibrap, com sede em Urussanga (SC), levou para o evento a janela da linha Uni Light, com montagem por meio de robôs, totalmente estanque.

“Essa proposta partiu de duas dores do cliente: infiltração de água e regulagem. Por isso, criamos mecanismos que atendem essas necessidades e todas as regiões de vento do país, com atenuação sonora de 29 decibéis”, explica Alison Nesi, diretor comercial da empresa.

De acordo com o diretor, outro lançamento é o guarda-corpo de alumínio, que segue todos os requisitos normativos do mercado e é indicado para diversos segmentos.

Já á Hydro Extrusão expôs no estande de 192 m2 os principais produtos das linhas Gold Slim, Nova Gold, Produtiva 25, Eco Façade, Universal varanda, Única, Esplendoor e o novo sistema de gradil Skyline, lançado em julho.

Nova planta de extrusão

A Perfil Alumínio apresentou uma porta do sistema Chroma Pivotante com solução que permite dupla face de cores, uma do lado interno e outra cor no lado externo. Além disso, a empresa expôs o sistema Chroma Orbital, uma porta de emergência que abre até 80% do vão para ambos os lados.

Segundo o projetista Jonas Vieira Sobrinho, recentemente a empresa destinou cerca de R$ 50 milhões para construir a segunda planta de extrusão no complexo industrial em Viana (ES). O objetivo é expandir a capacidade atual de 600 t mês para 1.800 t mês. Na região, também é realizado o processo de tratamento de superfície do alumínio.

“Sentimos que a demanda por produtos para o segmento imobiliário de médio e alto padrão vem aumentando”, opina o especialista.

Prensa de 20 polegadas

Já a Asa Alumínio levou para a Fesqua três produtos da linha mega 32, que destacaram diferenciais como design minimalista, trilho modular e caixa para a instalação de persianas.

“A empresa está sempre buscando um crescimento no mercado, tanto na indústria como na construção civil”, afirma Rodrigo Rodrigues, gerente comercial.

A Asa Alumínio está investindo mais de R$ 400 milhões em uma nova prensa de 20 polegadas que aumentará a capacidade de 6 mil t para 12 mil t por mês, quando o equipamento estiver funcionando em dois turnos.

“A companhia também investiu em uma nova refusão, a empresa Tarugol, e tem fabricado os próprios tarugos de 20 polegadas, antes adquiridos de um parceiro”, acrescenta o gerente.

Nova sistemista

A Aluprime, fornecedora de sistemas de esquadrias de alumínio, também esteve presente no evento com um lançamento: a janela de correr com vidro colado, que traz a aparência de um sistema glazing.

Daniela Brito do Santos, gerente de Marketing, explicou que há 3 anos a Aluprime passou de revendedora de perfis para sistemista, decisão que trouxe a oportunidade de qualificar melhor os produtos e atender as normas técnicas vigentes no país.

“Hoje temos duas unidades, uma em Diadema (SP), com estoque de 750 t, e outra em São José dos Pinhais (PR), com média de 500 t em estoque”, diz.

Segundo a gerente, a Fesqua foi um grande termômetro para mostrar o mercado aquecido, com um número de visitantes acima da expectativa.

“Existe uma boa perspectiva de lançamentos e investimentos das incorporadoras”, revela.

Localizado na cidade de Sorocaba (SP), o Grupo Tamboré Alumínio tem capacidade de produção de 4 mil t de perfis extrudados por mês. Durante a Fesqua, a empresa apresentou algumas de suas linhas, como a Pratik 20 e a Suprema Gold, que atendem o setor de construção civil.

Escola móvel Senai

Os visitantes da Fesqua também puderam conferir a escola móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), denominada “Soluções Construtivas em Alumínio”, que há 7 anos oferece os cursos de serralheiro em alumínio (160 horas) e montador de esquadrias (80 horas).

“Normalmente, as prefeituras solicitam os cursos e o Senai move a unidade até o local. Os alunos executam quatro peças: uma porta e uma janela de correr, uma maxim ar e uma porta de giro. Temos parceria com a Hydro”, comenta Mário Henrique da Silva, docente da unidade.

 

Foto: Aline Cunha

Evento setorial

Durante a Fesqua, aconteceu o 5º Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias de Alumínio, organizado pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), no qual foram apresentados os principais números do setor, além do cenário político e econômico e as perspectivas do setor imobiliário.

Erivam Boff, coordenador do Comitê de Mercado de Extrudados da ABAL, comentou que o segmento de extrudados teve crescimento de 17,2% em 2021 em relação a 2020. Foram 246 mil t de extrudados de alumínio consumidos no País. Deste total, Construção Civil representou 54%, seguido de Transportes, com 14%.

Após esse resultado muito positivo, que ultrapassou o volume pré-pandemia, espera-se que 2022 tenha desempenho mais tímido — os bons volumes esperados na Construção Civil podem ajudar.

Foto de abertura: Divulgação

 

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