revestir_24_materia

Expo Revestir 2024: alumínio é destaque por minimalismo e sustentabilidade

Conhecida como vitrine das tendências e inovações do mercado de revestimentos, a feira deste ano trouxe lançamentos envolvendo o material

A Expo Revestir, uma das principais feiras de negócios que apresentam materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construção, foi realizada de 19 a 22 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Organizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), essa foi a 23ª edição do evento. A área de 65 mil m² contou com cerca de trezentos expositores.

Conforme esperado, as principais empresas de alumínio do setor estavam presentes oferecendo aos visitantes a chance de explorar as últimas tendências e inovações em produtos desse material.

A equipe do portal Revista Alumínio registrou inovações em esquadrias de alumínio, o lançamento de portas pivotantes de grandes dimensões e a tendência de perfis com designs minimalistas e sofisticados, entre outras novidades. Confira!

Soluções sustentáveis 

Um dos primeiros estandes que tivemos a oportunidade de visitar foi o da Benchmark by Kingspan. Na ocasião, conversamos com Siegfried Wagner Jorge, diretor de Marketing da empresa.

Essa é a 2ª edição da feira de que participou. Trouxe soluções arquitetônicas focadas principalmente em fachadas e abordou o conceito de arquitetura bioclimática. Tais soluções buscam integrar elementos naturais, como iluminação e ventilação, juntamente com sistemas de isolamento térmico, para garantir eficiência energética e redução na emissão de carbono durante a construção.

O próprio estande da marca trouxe esse conceito em um ambiente com materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental, além de um design com entrada de luz e ventilação naturais, conferindo conforto térmico ao ambiente.

Entre as soluções de alumínio expostas pela empresa na feira estava a linha Creative Wall, nos modelos Hexagon, Origami e Perfurados.

Foto: Juliana Klein

“A Creative Wall oferece uma ampla gama de possibilidades de design, permitindo a criação de diversos tipos de padrão. Podemos incluir perfurações em diferentes tamanhos, desde microperfurações até perfurações maiores que reproduzem imagens. Em alguns casos, é possível até mesmo criar representações fotográficas”, relata Jorge.

Conforme explicado pelo gerente de Marketing, os painéis de alumínio são extremamente leves e ideais para aplicação em fachadas, facilitando seu transporte. Além de contribuir esteticamente, oferecem isolamento contra a incidência direta do Sol, tornando a fachada mais térmica. Vale ressaltar que são recicláveis, agregando ainda mais valor do ponto de vista ambiental.

Lançada na Expo Revestir anterior, a linha Creative Wall foi ganhando cada vez mais espaço no mercado, especialmente por sua versatilidade, que possibilita a criação de perfis com grande volumetria e contribui para um estilo arquitetônico diferenciado.

A Kingston também utiliza o alumínio em suas coberturas térmicas, oferecendo telhas sanduíche de alumínio para áreas sujeitas a condições adversas, como maresia ou agentes químicos corrosivos.

“Outra novidade que estamos introduzindo e acreditamos que vai revolucionar as fachadas metálicas, com o uso também do alumínio, são os acabamentos em alta definição que mimetizam materiais naturais. Essa técnica, amplamente utilizada na cerâmica, agora está sendo aplicada nos revestimentos metálicos para fachadas. Estamos testemunhando o surgimento dessa aplicação de pinturas e acabamentos que reproduzem, com fidelidade, materiais naturais.”

Acessibilidade 

Conversamos com Natália Zangarelli Dias, da área de Marketing da Astra, expositora da feira desde 2014. Ela compartilhou com a nossa equipe o mais novo lançamento da marca: as barras de apoio de alumínio anodizado.

Segundo Natália, seus produtos se destacam por serem mais leves e oferecerem um acabamento premium, sendo uma alternativa com excelente custo-benefício em relação às barras de inox – geralmente mais caras e pesadas. Essa novidade vem para complementar o portfólio da empresa, o qual já conta com barras plásticas e de aço inox.

“Embora esteticamente as barras de alumínio sejam muito semelhantes às de inox, devido às normas de fabricação, algumas diferenças são perceptíveis, como o peso e a tonalidade. As barras de alumínio tendem a ser mais leves e apresentam uma tonalidade ligeiramente mais clara. Além disso, facilitam a instalação e proporcionam um ar mais sofisticado”, pontua Natália.

As barras de apoio de alumínio estarão disponíveis em seis tamanhos: 30, 40, 50, 60, 70 e 80 cm, com capacidade para suportar até 150 kg. Possui diâmetro de 32 mm, sendo fixada em três pontos em cada lateral, em conformidade com a norma de acessibilidade (NBR 9050).

Foto: Juliana Klein

A Astra apresentou também na feira espelhos com moldura de alumínio, oferecendo modelos versáteis e duráveis, incluindo opções inclináveis e com acabamento preto. Lançou ainda a cadeira de alumínio e plástico multiuso 5 em 1, especialmente projetada para pessoas com dificuldade de locomoção ou necessidades especiais. É fácil de transportar e de armazenar graças à sua leveza e capacidade de ser dobrada. Equipada com pés emborrachados, pode ser utilizada tanto em ambientes secos como molhados.

Minimalista 

Outra empresa que tivemos a oportunidade de visitar foi a Esaf Claris. Presente pela 4ª vez no evento, ela oferece uma variedade de esquadrias, perfis e chapas, entre outros produtos de alumínio e PVC para o mercado da construção.

Na ocasião, Bruno Bianco Seolin, analista de Engenharia do departamento comercial da companhia, destacou os produtos de alumínio expostos, como a linha chamada Euro, que abrange portas e janelas com perfis nos tamanhos 25 mm, 32 mm e 45 mm.

De acordo com Seolin, a linha Euro tem característica minimalista, com perfis começando com apenas 25 mm. Essa abordagem está em conformidade com as tendências atuais, especialmente entre arquitetos de alto padrão, e ainda oferece um acabamento angular de 45 graus, proporcionando um visual sofisticado.

“Para exemplificar a eficiência dos nossos perfis, para uma janela de duas folhas na linha 32, utilizamos apenas seis perfis, enquanto na linha 45, são necessários somente sete perfis”, acrescenta.

A Esaf Claris apresentou de igual modo um Brise da linha Autem. De sistema versátil, ele permite várias tipologias de instalação com poucos perfis, eliminando parafusos aparentes para um acabamento mais elegante.

Foto: Gleysson Soares Costa

Outro destaque é a linha Vitra Pivotante, uma porta de alto padrão de alumínio, podendo ter até 2 m de largura e 5 m de altura, utilizando vidro ou lambri.

“Também oferecemos esquadrias prontas da linha Ideale, atendendo as necessidades de obras de padrão inicial e médio. Estamos sempre aperfeiçoando essa linha e buscando inovação para melhor desempenho e competitividade no mercado”, afirma o analista.

Seolin enumera as vantagens do seu produto, além do alumínio: alto desempenho acústico e térmico e diversidade de cores disponíveis.

Inovação em esquadrias 

Flávia Possamai Mello, gerente-comercial da Rohden Portas e Painéis, apresentou-nos, no estande da empresa, a linha de esquadrias de alumínio que a marca levou ao evento.

Esse foi o 2º ano da empresa na Expo Revestir. No ano passado, ela levou esquadrias de alumínio, mas de forma mais tímida, pois estava iniciando a participação na feira e no mercado de esquadrias.

Segundo Flávia, as esquadrias de alumínio da Rohden atendem tanto o público de médio padrão como o de alto padrão, destacando as linhas Harmony Sistema 25 e o Serenity Sistema 32.

Na Expo Revestir, foi exposta uma janela exclusiva para a feira, a qual oferece três opções: com persiana integrada, com veneziana e também com vidro duplo.

Foto: Gleysson Soares Costa

“Um dos diferenciais da Rohden é que todos os nossos produtos são certificados. Além disso, todas as nossas esquadrias são equipadas com vidros com gás argônio, proporcionando isolamento acústico”, enfatiza Flávia.

A gerente-comercial destaca ainda que entre as vantagens do alumínio nas esquadrias está a resistência à corrosão, especialmente em regiões litorâneas como Santa Catarina, onde a empresa está localizada. O alumínio também oferece estética de alto padrão e proporciona a sensação de sofisticação para os empreendimentos.

Novidade em rodapés 

A Santa Luzia, conhecida por sua produção de perfis e acessórios decorativos, também se destacou com sua linha de produtos de alumínio no evento. O rodapé inverso de alumínio, lançado há quatro anos como parte da coleção NEO, assinada pelo arquiteto Ricardo Rossi, é um dos agraciados com o prêmio Expo Revestir Best in Show 2024.

Foto: Divulgação Santa Luzia

Kely Pilon, gerente de Marketing e Relacionamento da Santa Luzia, conta que há dezessete anos a empresa está presente na Expo Revestir, sempre buscando apresentar o que há de mais inovador e tecnológico no segmento.

Disponível nas cores preto e branco, o rodapé inverso se sobressai por seu design elegante e sua funcionalidade.

“Além do rodapé inverso, oferecemos o rodapé Clinicus, de alumínio e integrante da coleção NEO. Com dimensões de 60 mm de altura e 10 mm de espessura, o Clinicus é ideal para ambientes da área da saúde devido à sua facilidade de limpeza e resistência”, explica a gerente de Marketing.

Pisos luxuosos 

A Atrim, empresa argentina de perfis e acabamentos que atua na América Latina, também marcou presença pela 5ª vez na Expo Revestir. A companhia apresentou mais uma inovação em produto de alumínio.

Foto: Divulgação Atrim

Entre os lançamentos da marca, chamou a atenção a linha de perfis de alumínio para pisos, os quais receberam um tratamento especial com pintura de poliéster, garantindo uniformidade de cor, brilho e alta resistência à corrosão. Esses perfis estão disponíveis em três modelos com uma variedade de cores como pérola, grafite e carvão, oferecendo soluções versáteis para projetos de revestimento de piso.

Projetos de grande porte 

Para encerrar a nossa reportagem, visitamos o estande da Weiku do Brasil, onde fomos recebidos por Michael Helmut Lochner. Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), ele compartilhou a trajetória da empresa na Expo Revestir, que já conta com, aproximadamente, sete edições, e enfatizou o compromisso da marca em apresentar as mais recentes inovações em produtos de alumínio.

Neste ano, a empresa destacou sua linha minimalista de portas pivotantes de alumínio, projetadas para atender as demandas de projetos arquitetônicos de grande porte. Com características impressionantes, como vedações de teflon e isolamento acústico térmico, essas portas podem alcançar até 6 m de altura e 2 m de largura, sem limites de folhas.

A Weiku expôs a linha Vistamax, que inclui painéis fixos com switchglass, portas pivotantes e portas de correr de duas folhas. Sem falar no guarda-corpos de sobrepor, cujo perfil principal é de alumínio, oferecendo uma solução elegante e segura para ambientes.

Foto: Juliana Klein

Outra linha apresentada foram as portas Projetta, feitas com aluminum composite material (ACM), que combina uma estrutura interna de alumínio com revestimento externo de alta qualidade. Ademais, foram exibidas capas de alumínio, disponíveis em várias cores, para serem utilizadas na linha de revestimentos de PVC.

“O alumínio é um material muito bonito, especialmente em estruturas. Se deseja trabalhar com peças mais finas em vãos amplos, de 4, 5 a 6 m, o material apresenta uma vantagem estética significativa. Ao contrário do PVC, que exige o uso de uma linha mais reforçada e grossa, o alumínio proporciona um resultado esteticamente mais atraente. Estética e beleza são grandes vantagens desse metal.”

Crédito da imagem de abertura: Divulgação Expo Revestir

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima