11

CBA organiza simulação de emergência na barragem de Alumínio (SP)

Evento reúne mais de mil pessoas em zona de salvamento da Barragem do Palmital

Nesta quarta-feira (16/10), 1.187 pessoas participaram do primeiro simulado de emergência da Barragem do Palmital, em Alumínio (SP). A ação, que teve caráter educativo, foi realizada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com a Defesa Civil municipal e estadual, e contou com apoio das polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), além da concessionária da rodovia Raposo Tavares.

O treinamento, das 10 às 11 horas, foi realizado para a população presente na zona de autossalvamento (ZAS) — área que seria afetada em caso hipotético de rompimento da barragem — a fim de capacitar os participantes sobre como proceder em situação real de emergência. A participação da população é voluntária, mas importante para que todos saibam como agir.

Para a efetivação dos trabalhos, foram definidos 24 pontos de encontro, devidamente sinalizados e equipados com infraestrutura para receber a comunidade. Nos locais, foi realizada pesquisa para avaliar a qualidade da dinâmica. A estrutura de segurança contou com efetivo ampliado da Polícia Militar da região. O exercício incluiu também, preventivamente, ambulâncias e equipes médicas, para possibilitar rápida atuação nos pontos de encontro.

Crédito: Divulgação

Durante o simulado foram analisados aspectos com relação à identificação das rotas de fuga e condições do percurso. Também foi verificado se o direcionamento dos alto-falantes e potência das sirenes do sistema de notificação de massa foram ouvidos pela população em diferentes locais.

Na avaliação de Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, o simulado ocorreu como planejado e foi importante para medir a eficácia dos treinamentos e das comunicações realizadas. “Quero agradecer à parceria da Defesa Civil em todo esse processo e especialmente à população que se engajou voluntariamente. Sem eles, não seria possível identificar as oportunidades de melhoria”, destaca.

O simulado faz parte das iniciativas do Plano de atendimento emergencial (PAE) da Barragem do Palmital, conforme prevê a legislação. Novos treinamentos serão realizados anualmente com a população.

Barragem do Palmital
A barragem do Palmital foi construída sob o método de alteamento à jusante, com uso de materiais da mais alta resistência, como rocha, e outros específicos para filtros e drenagens, assegurando sua estabilidade e integridade. Segundo a CBA, a estrutura possui sistema de gestão de segurança robusto que contempla rotinas dos monitoramentos diárias, quinzenais e semestrais, bem como auditorias externas conduzidas por uma empresa independente, especializada em geotecnia. A barragem também recebe fiscalizações periódicas de órgãos públicos responsáveis e possui todos os laudos técnicos exigidos por lei. Além de todos os rigorosos monitoramentos e manutenções preventivas realizadas constantemente, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento para assegurar a solidez e confiabilidade da estrutura.

Veja também:

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Painéis do Congresso Internacional do Alumínio apontam caminhos para a inovação e eficiência energética

No primeiro dia do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no Hotel Unique, em São Paulo, os painéis da tarde se concentraram no tema “Juntos, somos inovação”, discutindo tecnologia e indústria 4.0. No painel “O alumínio revolucionando a mobilidade verde”, moderado por Camilo Adas, conselheiro em Tecnologia e Transição

Rolar para cima
Rolar para cima