high voltage post.High-voltage tower sky background.

Alcoa e AES Brasil fecham contrato de fornecimento de energia elétrica renovável

Acordo viabiliza retomada da produção de alumínio na Alumar, no Maranhão

A multinacional americana Alcoa assinou um contrato com prazo de 15 anos, em dólar, para que a AES Brasil garanta o fornecimento de 150 megawatts (MW) médios de energia renovável a partir de 2024. O acordo viabiliza a retomada da produção de alumínio na Alumar, unidade da Alcoa em São Luís (MA), que havia sido suspensa em 2015, por conta do Custo Brasil.

Segundo informou o Valor Econômico, a AES poderá alocar essa nova contratação no complexo eólico Cajuína (RN), adicionando 300 MW de capacidade instalada à planta, ou em seu portfólio hídrico.

O retorno da operação da Alumar, cuja capacidade da planta é de 268 mil t métricas de alumínio por ano, foi anunciado em setembro. A entrega do primeiro lingote deve ocorrer no segundo trimestre de 2022.

Na visão de Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa no Brasil, a possibilidade de firmar contratos de energia em dólar poderá trazer “um enorme benefício” para as empresas com atuação global.

Já a AES Brasil informou que está atendendo a um pedido antigo das empresas que têm receita vinculada ao dólar e gostariam de ter seus custos atrelados à moeda.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima