Casa de alvenaria convencional em São Paulo recebe revestimento de ACM na cor smoke silver (divulgação/Nitsche Arquitetos)

ACM é visto como solução ideal para renovar fachada de imóveis

Arquiteta substitui antiga telha de fibrocimento por painéis de alumínio composto

Em São Paulo, um imóvel de alto padrão, de 460 m², foi totalmente reformado pelo escritório Nitsche Arquitetos Associados a pedido dos proprietários. Entregue em agosto deste ano, a casa de alvenaria convencional contava com revestimento antigo de telha de fibrocimento. A solução foi substituir as peças por painéis de alumínio composto (ACM), conferindo durabilidade e modernidade ao projeto.

Lua Nitsche, arquiteta e urbanista e sócia do escritório, relaciona algumas vantagens importantes do ACM para esse tipo de obra residencial: rápida aplicação do revestimento, sem a necessidade de manutenção futura.

“Por ser fabricado com alumínio, o material é leve e não enferruja. Além disso, não é necessário fazer investimentos na pintura, como acontece na alvenaria tradicional”, ressalta.

Na visão de Lua, essa economia com a manutenção já paga o custo do material. O ACM, vale destacar, pode ser utilizado nos sistemas de fachada ventilada, convencional ou unitizada.

A fachada de 121 m² ganhou um tom neutro a pedido dos clientes e se integrou bem com o ambiente externo (Divulgação/Nitsche Arquitetos

No caso dessa reforma, a opção foi pela ventilada – quando o painel de revestimento fica afastado da alvenaria por meio de uma subestrutura de alumínio ou chapa galvanizada. O projeto e a execução da caixilharia foram executados pela empresa Wallbond System.

De acordo com a arquiteta, a área de ACM aplicado na fachada foi de 121 m², na cor smoke silver pro 134, da marca Alucobond. O tempo de execução de instalação foi de 15 dias, considerando alguns períodos de chuva.

“Como o cliente queria uma cor neutra, optamos por uma que se mistura um pouco com a paisagem e não chama muito a atenção”, informa Lua.

Devido à versatilidade do ACM, complementa a arquiteta e urbanista, o revestimento poderia ser facilmente utilizado nas áreas internas dos imóveis, móveis, bancadas e até como revestimento de banheiro, apesar de essas aplicações ainda não serem muito comuns nos projetos.

Quer saber mais sobre o ACM? Leia esta reportagem especial!

Crédito da imagem de abertura: divulgação/Nitsche Arquitetos

Veja também:

Setor de construção civil quer ser protagonista da retomada da economia

A Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) realizou na última quinta-feira, 14 de maio, uma transmissão ao vivo pela internet, a famosa “live”, com o tema “Virando o jogo: a retomada da construção pós Covid-19”. A iniciativa contou com a participação de dirigentes das principais entidades representativas do setor. Na ocasião, José

Versatilidade torna o alumínio ideal para a construção civil

Funcional, leve e resistente à corrosão, o alumínio está cada vez mais presente nas estruturas do setor da construção civil. Sendo a melhor opção em comparação ao aço para muitas ocasiões, o metal também se destaca pela durabilidade, comprovada em grandes projetos arquitetônicos do mundo todo. Magda Reis, consultora da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL),

Soluções com alumínio marcam presença na Expo Revestir 2020

Realizada em março, em São Paulo — antes da eclosão da pandemia do coronavírus/Covid-19 pelo Brasil —, a 18ª Expo Revestir, feira internacional para a área de revestimentos e arquitetura, contou com mais de 200 expositores e contabilizou cerca de 55 mil visitantes. O alumínio esteve presente nas novidades de vários estandes. O destaque verificado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu