Casa de alvenaria convencional em São Paulo recebe revestimento de ACM na cor smoke silver (divulgação/Nitsche Arquitetos)

ACM é visto como solução ideal para renovar fachada de imóveis

Arquiteta substitui antiga telha de fibrocimento por painéis de alumínio composto

Em São Paulo, um imóvel de alto padrão, de 460 m², foi totalmente reformado pelo escritório Nitsche Arquitetos Associados a pedido dos proprietários. Entregue em agosto deste ano, a casa de alvenaria convencional contava com revestimento antigo de telha de fibrocimento. A solução foi substituir as peças por painéis de alumínio composto (ACM), conferindo durabilidade e modernidade ao projeto.

Lua Nitsche, arquiteta e urbanista e sócia do escritório, relaciona algumas vantagens importantes do ACM para esse tipo de obra residencial: rápida aplicação do revestimento, sem a necessidade de manutenção futura.

“Por ser fabricado com alumínio, o material é leve e não enferruja. Além disso, não é necessário fazer investimentos na pintura, como acontece na alvenaria tradicional”, ressalta.

Na visão de Lua, essa economia com a manutenção já paga o custo do material. O ACM, vale destacar, pode ser utilizado nos sistemas de fachada ventilada, convencional ou unitizada.

A fachada de 121 m² ganhou um tom neutro a pedido dos clientes e se integrou bem com o ambiente externo (Divulgação/Nitsche Arquitetos

No caso dessa reforma, a opção foi pela ventilada – quando o painel de revestimento fica afastado da alvenaria por meio de uma subestrutura de alumínio ou chapa galvanizada. O projeto e a execução da caixilharia foram executados pela empresa Wallbond System.

De acordo com a arquiteta, a área de ACM aplicado na fachada foi de 121 m², na cor smoke silver pro 134, da marca Alucobond. O tempo de execução de instalação foi de 15 dias, considerando alguns períodos de chuva.

“Como o cliente queria uma cor neutra, optamos por uma que se mistura um pouco com a paisagem e não chama muito a atenção”, informa Lua.

Devido à versatilidade do ACM, complementa a arquiteta e urbanista, o revestimento poderia ser facilmente utilizado nas áreas internas dos imóveis, móveis, bancadas e até como revestimento de banheiro, apesar de essas aplicações ainda não serem muito comuns nos projetos.

Quer saber mais sobre o ACM? Leia esta reportagem especial!

Crédito da imagem de abertura: divulgação/Nitsche Arquitetos

Veja também:

O papel do alumínio para a retomada do setor da construção civil

A retomada da economia no pós-pandemia é uma realidade que tem tomado forma dia após dia. No segundo semestre de 2020 isso já pôde ser percebido no setor da construção civil, cujo crescimento se manteve durante o primeiro trimestre de 2021. Embora o segundo trimestre deste ano tenha apresentado pequena queda, devido aos altos estoques

Cortina de alumínio assinada por Kengo Kuma é destaque em Barcelona

O renomado arquiteto japonês Kengo Kuma desenvolveu um projeto especial com alumínio como parte de uma série de intervenções de artistas e designers para a Casa Batlló – edifício modernista concebido por Antoni Gaudí, em Barcelona, na Espanha. O prédio figura na lista do patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência

Projeção do PIB da construção sobe de 2,5% para 4% em 2021

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou, no dia 26 de julho, estudo sobre o desempenho econômico do mercado no segundo trimestre de 2021. Os dados apontam para crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2021, retornando ao patamar previsto no início do ano. Se confirmado, será o maior

Rolar para cima