hilde-merete-aasheim

Hydro apoia gestão plural e diversa na refinaria de alumina no Pará

Criada em 2019, a Rede de Mulheres da Alunorte fortalece esse posicionamento

Para identificar e propor soluções aos desafios diários do trabalho, as colaboradoras da Refinaria Alunorte, no Pará, criaram a Rede Mulheres da Alunorte em 2019. A ação tem o apoio de Hilde Aasheim, CEO da Hydro (foto acima), a mulher que inspira o grupo e uma das líderes da indústria no mundo.

“Do portão da fábrica para dentro o que prevalece é o cuidado, a colaboração e a coragem, sobretudo para fazer esse caminho de fortalecimento da diversidade na empresa, transformando o ambiente de trabalho mais agradável e receptivo para as mulheres. Ter profissionais do gênero feminino na indústria não pode mais ser um elemento surpresa”, destaca Raquel Rodrigues, gerente de Logística do Porto da Alunorte.

Inicialmente, a Rede realizou uma pesquisa junto às trabalhadoras sobre os desafios diários no desempenho de suas funções.

“A nossa rede não tem uma líder, mas um conjunto de realizadoras que representam todas as turmas e as áreas da refinaria. Das mais de 300 mulheres da companhia, 95% responderam à pesquisa interna. Os temas das perguntas variaram de infraestrutura para atender demandas femininas à percepção do relacionamento com os colegas do sexo masculino”, explica Raquel.

As informações coletadas foram usadas no planejamento de ações voltadas às mulheres em 2020. “Já conseguimos identificar soluções simples para o vestuário e transporte, criamos espaço para lactantes e recebemos orientações de saúde e higiene, oferecidas pelas áreas constituídas na empresa. E, o mais importante, é que qualquer empregada pode estar à frente desse processo, ou seja, somos capazes de resolver os problemas que nos interessam.”

Devido à pandemia da Covid-19, as ações voltadas ao público feminino da refinaria foram realizadas pelas áreas de Recursos Humanos e Saúde.

“Sabemos que os desafios nesse período foram maiores para as mulheres, mas tivemos todo o apoio das lideranças para o trabalho em home office e a flexibilização da jornada, de modo a compatibilizar o trabalho e a família”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM:
Cadeia do alumínio apoia a diversidade de gênero
Conheça a história de mulheres líderes na cadeia do alumínio

Crédito da imagem de abertura: Halvor Molland/Hydro

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima