latinhas_carnaval_materia_ok

Latas de alumínio brilham no Carnaval 2024

Em meio à folia, marcas investem em edições especiais e parcerias para promover uma festa mais verde, unindo inovação, praticidade, consciência ambiental e reciclagem

Com o Carnaval brasileiro de 2024 batendo à porta, as latas de alumínio estão mais vibrantes do que nunca, prontas para acompanhar a folia. O segmento ready to drink (RTD), ou pronto para beber, tem sido o centro das atenções, atraindo uma variedade de marcas que não poupam esforços para inovar, especialmente quando o assunto é lançamento em lata.

De acordo com um estudo estratégico do segmento de RTDs, realizado pela consultoria IWSR, empresa que reúne informações no mundo todo sobre o consumo de bebidas alcoólicas, a perspectiva é de um crescimento contínuo para esse segmento, com taxa prevista de 12% até 2027. Ainda segundo o estudo, o Brasil está entre os dez mercados mais importantes nessa categoria de coquetéis prontos para consumo. 

Vantagens

As latas de alumínio têm se destacado como a escolha preferida para embalar bebidas — e não é difícil entender o motivo. Além de oferecer praticidade incomparável, essas embalagens garantem a preservação do sabor e da qualidade do produto por mais tempo, graças à sua capacidade de proteger contra a luz, o oxigênio e a umidade.

Outra vantagem significativa é a rápida refrigeração proporcionada pelo alumínio, tornando as bebidas prontas para o consumo em questão de minutos após serem colocadas no refrigerador.

A durabilidade das latas de alumínio também as habilita como ideais para atividades ao ar livre, enquanto sua natureza 100% reciclável destaca seu papel na promoção da sustentabilidade ambiental.

Para as marcas, a lata também é um meio de comunicação que as conecta aos consumidores por meio de designs exclusivos e personalizados, além de possuir todas as características de praticidade e sustentabilidade, sendo, por isso, a preferida dos brasileiros.

Ponto para a reciclagem!

Consumir bebidas em latas de alumínio não apenas garante praticidade e conveniência, mas também traz consigo um importante compromisso ambiental. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), mais de 50% do alumínio consumido no País provêm de fontes recicladas, superando amplamente a média mundial, que gira em torno de 30%. Esse êxito é resultado dos investimentos do setor em redes próprias de coleta e modernização de fábricas de reciclagem.

Em um cenário de avanços, o Brasil alcançou, ainda em 2022, um feito impressionante: a reciclagem de 100% das latas de alumínio para bebidas, correspondendo a um volume notável de 390.200 t do metal. Esse marco evidencia o comprometimento do País com a sustentabilidade e serve de exemplo para outras nações.

Na recente Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, a indústria global de alumínio lançou uma meta ambiciosa: reciclar 100% das latas de alumínio para bebidas até 2050, alinhando-se aos objetivos de zero emissão de carbono (CO₂). Nesse contexto, a ABAL assumiu um compromisso global para a reciclagem de latas de alumínio no Brasil, reafirmando seu papel de liderança no setor.

Além disso, empresas como a Novelis, gigante global de laminados e reciclagem de alumínio, têm desempenhado um papel importante nesse processo. No último Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio, celebrado em 28 de outubro de 2023, a empresa comemorou a reciclagem de mais de 50 t de latas de bebidas consumidas em grandes festividades realizadas no Brasil em 2023, incluindo os eventos carnavalescos de São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Por essa razão, no Carnaval de 2024, as latas de alumínio estão destinadas a brilhar como protagonistas dessa festa, oferecendo sabores e cores que refletem toda a energia e diversidade do evento e ainda destacando um consumo responsável que colabora para um futuro mais sustentável. Confira abaixo alguns lançamentos especialmente para essa ocasião.

Espumante

A startup de vinhos em lata Artse, cofundada pela cantora e compositora Claudia Leitte, fechou recentemente uma parceria com a vitivinícola Jolimont, localizada na serra gaúcha, para o lançamento de uma edição especial exclusiva.

Foto: Divulgação Artse

O produto final foi o espumante Moscatel Rosé, criado pelo enólogo Joel Ferrari e embalado em latas de alumínio pela Ball Corporation, empresa global dedicada a embalagens sustentáveis. Essa edição, composta de mil unidades de latas de 269 ml, é um blend que mantém a leveza e o frescor do espumante, com teor alcoólico de 7,5%.

A embalagem de alumínio moderna, produzida com tecnologia inovadora, reflete o conceito descontraído do carnaval de Claudia Leitte, sendo uma opção direcionada ao público jovem que busca a praticidade de segurar a lata nas mãos durante as festividades carnavalescas. A lata proporciona facilidade no consumo e reduz desperdícios, além de ser prática para transportar, abrir e fechar.

As latas já estão disponíveis nos sites do e-commerce da Artse e da Jolimont. Também estarão à venda nos desfiles do bloco Largadinho, programados para os dias 11 e 13 de fevereiro em Salvador.

Homenagem

Para homenagear as Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro este ano, a Brahma lançou doze latas comemorativas de cada agremiação, destacando-se por sua edição limitada e exclusividade.

Foto: Divulgação Brahma

As latas, de alumínio, exibem as cores vibrantes que enfeitam a Marquês de Sapucaí nos desfiles de Carnaval. Desde o seu lançamento, quando a Brahma foi anunciada como patrocinadora do Rio Carnaval 2024, as latas já estão disponíveis para venda.

Durante as festividades, cada lata estará à venda na quadra da respectiva escola que ela representa, como parte de um projeto que busca fortalecer e valorizar o Carnaval. A ideia é atrair o público para os espaços das agremiações e estimular os amantes da festa a visitar as quadras a fim de completar as coleções.

“Estamos muito animados com essa ação inédita de homenagear e trazer protagonismo para as agremiações, as estrelas da maior festa da Terra. Por meio dessa parceria, nosso objetivo é propor iniciativas que favoreçam a ampliação da visibilidade do Carnaval para outros momentos e lugares especiais além dos desfiles. Já estamos presentes nas quadras das escolas e desejamos gerar mais movimentos em torno desses espaços onde estão os sambistas, as comunidades e todos os responsáveis por fazer a magia acontecer”, afirma Maurício Landi, diretor da Brahma.

Suco na lata

A marca de sucos Maguary e a Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba carioca, uniram-se em uma parceria inédita para levar o samba-enredo Pede caju que dou… Pé de caju que dá diretamente para a satisfação dos brasileiros.

Foto: Divulgação Maguary

Em uma edição especial e exclusiva, a Maguary lançou um suco de caju em lata, produzido em colaboração com a Ball Corporation. A latinha personalizada, com tecnologia de impressão de alta qualidade, torna-se uma verdadeira obra de arte, refletindo as cores e a energia do Carnaval carioca.

Com 65 mil unidades produzidas, o suco de caju Maguary está disponível nas praias e ruas do Rio de Janeiro e, no Carnaval, será distribuído também no camarote Novex Rio Praia, na Sapucaí, durante o desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Essa edição limitada, 100% reciclável, não será comercializada em outros pontos de venda, sendo uma oferta exclusiva para os foliões e admiradores da Mocidade.

Cachaça

A Pitú também lançou uma lata de alumínio especial para este Carnaval, com um rótulo personalizado que reproduz cenas tradicionais da folia.

Foto: Divulgação Pitú

A edição exclusiva, idealizada pela agência publicitária Ampla, com apoio da Ball Corporation, traz personagens, fantasias, danças, cores e outros elementos que dão vida ao Carnaval diretamente para a mão dos foliões.

Inspirada nas obras do renomado artista pernambucano Bajado, a ilustração na lata busca resgatar a memória afetiva das festividades carnavalescas, especialmente as explosões de alegria dos festejos de Olinda (PE).

Prática para ser consumida no decorrer das festas, a lata é segura, fácil de carregar, gela rapidamente e protege o sabor da aguardente dos raios UV. Além disso, é totalmente reciclável, contribuindo para a renda de catadores e sendo uma escolha sustentável para os consumidores.

O produto será levado para diferentes pontos do carnaval este ano, especialmente no Nordeste, região de origem da tradicional cachaçaria.

Aposta certeira

O Grupo Heineken apostou nas bebidas prontas para consumo em latas de alumínio como parte de sua estratégia para se destacar no Carnaval deste ano.

Foto: Divulgação Amstel Vibes

Em novembro de 2023, a empresa lançou a Amstel Vibes, uma bebida destilada que combina teor alcoólico de 7,9% com aroma natural de frutas, disponível nos sabores lemon (limão) e strawmellon (morango com melancia).

As latas, de cor neon que brilha no escuro, têm 269 ml e estão à venda nos principais pontos do Sudeste brasileiro, prometendo conquistar mais consumidores ao longo das festividades da próxima semana.

Água, por favor

Nem só de bebidas alcoólicas e sucos vivem os foliões. Com a aproximação do Carnaval deste ano, a Minalba Brasil também lançou uma novidade: a água mineral Indaiá em lata de alumínio de 269 ml, disponível nas versões com gás e sem gás.

Foto: Divulgação Minalba Brasil

A hidratação adequada é fundamental para quem vai participar das festividades do rei Momo, garantindo energia e bem-estar em todos os dias de folia.

Com o lema Na lata é ainda melhor, a empresa destaca a eficiência no resfriamento da bebida e a sustentabilidade do alumínio — 100% reciclável. As novas latas também contam com informações em Braille na tampa, promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Sustentabilidade

Além dos vários lançamentos em latas de alumínio, o Carnaval 2024 terá até o Bloco da Latinha Mix, para provar que a embalagem de alumínio é realmente um símbolo que remete à sustentabilidade. Organizado pela Brandtruck e a Rádio MIX, estabelece um novo padrão ao integrar conscientização ambiental, proporcionando uma experiência festiva e sustentável aos foliões.

Foto: Divulgação

A 4ª edição do bloco firmou um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a neutralização de danos ao meio ambiente. Em parceria com a Prospera + Greener, climatech, que oferece soluções sustentáveis, o bloco neutralizará suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs). 

“Para realizar essa compensação de carbono, será feita a medição das horas de emissão de gases poluentes gerados pelo trio elétrico, permitindo que o carbono seja neutralizado por meio de uma operação vinculada à preservação da floresta Amazônica”, ressalta Cláudio Olímpio, CEO da Greener.

Por falar em reciclagem

A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) unem-se novamente para a edição 2024 do circuito oficial do carnaval de rua de São Paulo. A iniciativa visa à recuperação de resíduos sólidos durante os oito dias de festa (iniciadas no dia 3 de fevereiro) e à valorização do trabalho dos catadores e catadoras.

Foto: Divulgação Ancat

Nos primeiros dois dias, já foram coletados mais de 5 mil kg de materiais recicláveis, registrando 1.507,83 kg de alumínio e 3.585,17 kg de plástico.

Ao longo dos oito dias de festa, trezentos catadores serão beneficiados, com a meta de recuperar entre 16 mil e 40 mil kg de resíduos de alumínio e plástico. A coleta é realizada por duzentos catadores autônomos circulando pelos blocos e cem catadores membros de sete cooperativas, responsáveis pela administração das centrais de triagem.

A iniciativa garantirá um pagamento acima da média para os catadores. Por oito dias de trabalho, os autônomos poderão receber até R$ 1.200, enquanto os cooperados receberão R$ 1.240.

O material coletado será comercializado e o valor, dividido entre as cooperativas participantes. A ação, realizada em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua (MNLDPSR) e Rede Cata Sampa, conta com o apoio da prefeitura municipal.

“A metodologia da Ancat aponta para a construção de soluções sustentáveis de combate à pobreza, gerando oportunidades de negócios e combatendo a precarização das relações de trabalho na cadeia da reciclagem”, afirma Roberto Rocha, presidente da Ancat. 

Crédito da imagem de abertura: Tom Eversley/stock.adobe.com

Veja também:

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Rolar para cima
Rolar para cima