Fachada-Termomecanica-pkpr0fj9ya1dwtszt7984qman5zk1je0r0b522hitk

Termomecanica completa 80 anos no setor de metalurgia e siderurgia

Fundada por Salvador Arena, empresa segue crescendo e investiu recentemente em nova fábrica de vergalhões de alumínio

A Termomecanica – companhia que atua na transformação de cobre e suas ligas, tendo iniciado a fabricação de produtos de alumínio em 2016 – completa 80 anos de atividades no mercado de metalurgia e siderurgia.

Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, a empresa tem um patrimônio líquido superior a R$ 2 bilhões, quatro fábricas no Brasil, uma no Chile, outra na Argentina, além de três Centros de Distribuição. Ao todo, soma 1.700 funcionários.

“Historicamente, fomos responsáveis pela criação, melhorias e inovações em diversas máquinas e equipamentos, como, por exemplo, a prensa 7 mil toneladas, uma das maiores e mais potentes do mundo até hoje. A sua elevada capacidade e versatilidade nos permite oferecer mais de 100 ligas diferentes, dentre elas, uma vasta gama de novas ligas aeroespaciais”, afirma Luiz Henrique Caveagna, diretor-geral.

Expansões

Nos últimos cinco anos, os principais investimentos da empresa envolveram uma nova fábrica para produção de vergalhões de alumínio em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, e a inauguração do Centro de Distribuição da Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, que demandaram US$ 30 milhões.

O resultado desses esforços se reflete em números. Nos últimos três anos, a Termomecanica registrou a venda de mais de 10 mil itens distintos para cerca de dois mil clientes. Em 2021, o volume de vendas cresceu 15% em comparação ao ano anterior.

Para Caveagna, as soluções ofertadas pela companhia são fundamentais para o crescimento de diversos setores, que englobam as áreas de Construção Civil, Elétrica, Mecânica, Metalurgia, Telecomunicações, Indústria Têxtil, Linha Branca, Automotivo, Máquinas, Equipamentos e Sucroalcooleiro.

“Investimos fortemente no nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE), que se tornou referência no mercado”, aponta.

Legado do fundador

A personalidade visionária e o modelo de gestão de Salvador Arena seguem intrínsecos ao perfil da companhia e foram primordiais para o sucesso ao longo das décadas.

Além de o engenheiro acreditar no capital humano como diferencial para conduzir as organizações ao triunfo, a empresa fabricava seus próprios equipamentos e prezava pela qualidade e eficiência no atendimento aos clientes.

“O compromisso com a educação, ações sociais e o cuidado com as pessoas são traços herdados de Arena e que, certamente, fazem toda a diferença em nosso dia a dia”, observa Caveagna.

Hoje, parte dos resultados da empresa são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, a Fundação Salvador Arena.

Para o futuro, a expectativa da Termomecanica é seguir apostando em inovação, em pessoas e no esforço contínuo.

“Construímos uma marca forte no mercado nacional e temos diversas oportunidades a serem exploradas no âmbito internacional. Embora tenhamos completado oito décadas de história, o nosso trabalho está apenas começando”, explica o executivo.

Foto de abertura: Divulgação

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

CBA registra aumento nas vendas de alumínio no primeiro trimestre de 2024

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) revelou no início de maio seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. Segundo a empresa, o volume de vendas de alumínio aumentou para 120 mil t, representando um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado foi impulsionado pela diminuição das taxas de

Rolar para cima
Rolar para cima