areia_1024x500

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Convivência harmoniosa entre os humanos e a fauna é cada vez mais valorizada

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC).

O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega), Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Com eventos abertos ao público, palestras em instituições de ensino, oficinas e exposições, o projeto tem promovido a conscientização e implementado medidas práticas para a convivência harmoniosa das espécies. Entre as estratégias ensinadas estão o manejo antipredação para prevenir danos causados por onças aos animais de criação, a instalação de armadilhas fotográficas nas fazendas para monitorar felinos e outras espécies e a orientação aos produtores rurais sobre como evitar esses danos, além de treinamentos sobre a coexistência com onças.

Ao todo, 24 fazendas da região foram beneficiadas desde 2022 e 870 pessoas participaram das palestras e oficinas. Antes das intervenções, havia registros de quinze abates de gado por onças. Desde o início das ações, em colaboração com os produtores, não surgiram mais registros de animais mortos pelo felino.

O conceito de coexistência tem recebido crescente atenção dos pesquisadores do projeto, abrangendo a conservação de diversas espécies, incluindo as onças. As armadilhas fotográficas instaladas nas fazendas identificaram 19 espécies animais em mais de 400 registros realizados, incluindo a sussuarana, a jaguatirica, o gato-mourisco, o tamanduá-bandeira, a irara, a capivara e o caititu.

Desde sua fundação, em 2013, o BRC já aprovou 26 projetos de pesquisa e publicou 60 artigos científicos. O consórcio representa um investimento de mais de R$ 14 milhões por parte da Hydro e teve sua renovação garantida por mais cinco anos em 2023.

“Os estudos desenvolvidos pelo BRC geram conhecimento aplicado à reabilitação de áreas mineradas. Além disso, aumentamos consideravelmente nosso conhecimento sobre a biodiversidade na Amazônia, o estado de conservação das espécies e sua ecologia. Todo esse aprendizado contribui para o processo de tomada de decisão da empresa”, explica Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

CBA abre inscrições para programa de estágio

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está com as inscrições abertas para o seu Programa de Estágio 2024, oferecendo vagas em diversas unidades da empresa, localizadas em Miraí (MG), Itapissuma (PE), Niquelândia (GO), Alumínio (SP), Araçariguama (SP) e São Paulo (SP). Visando a fortalecer a cultura de valorização das pessoas, o programa busca atrair estudantes

Alcoa Foundation e Pronatura unem-se para impulsionar desenvolvimento sustentável em Juruti, no Pará

Com o propósito de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Juruti, município localizado no coração da Amazônia paraense, a Alcoa Foundation estabeleceu parceria com o Instituto Pronatura International para criar uma cadeia de valor integrada que promova práticas sociais, econômicas e ambientais mais sustentáveis para as comunidades locais. Com duração de um ano, o estudo

Hydro e parceiros lançam projeto inovador sobre educação na Amazônia

Em agosto de 2023, a Hydro lançou o Itinerários Amazônicos, programa que desde então vem transformando vidas na Amazônia por meio da educação. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Iungo, Instituto Reúna e rede Uma Concertação pela Amazônia, com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo de Sustentabilidade

Rolar para cima
Rolar para cima