created by dji camera

CBA registra aumento nas vendas de alumínio no primeiro trimestre de 2024

Além desse crescimento, redução de custos e investimentos em expansão e sustentabilidade sinalizam perspectivas positivas para a empresa

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) revelou no início de maio seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. Segundo a empresa, o volume de vendas de alumínio aumentou para 120 mil t, representando um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse resultado foi impulsionado pela diminuição das taxas de juros e por condições mais favoráveis na demanda da construção civil, resultando em um mercado positivo para produtos como tarugo e vergalhões. Assim, o segmento de Negócios Primários avançou 25% na comparação anual, enquanto a reciclagem teve um aumento de 8% em relação aos mesmos períodos comparados.

Outro ponto relevante é a redução nos custos de produção, resultado da melhoria na eficiência operacional das salas-fornos e da queda nos preços dos principais insumos. O custo médio de produção do alumínio líquido reduziu 3% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao trimestre anterior.

Em relação ao EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), a CBA registrou um crescimento significativo no primeiro trimestre, totalizando R$ 146 milhões, o que representa um incremento de 74%. Essa alta também foi impulsionada pela diminuição dos custos das matérias-primas, estabilização operacional das salas-fornos e melhor mix de vendas.

No que tange aos investimentos, a CBA registrou aumento de 11% no primeiro trimestre de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Grande parte foi direcionada a projetos de modernização e expansão, incluindo o projeto de disposição de resíduos a seco, que promove mais segurança e eficiência operacional, além do projeto ReAl, que envolve a produção adicional de alumínio a partir da reciclagem, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação.

Apesar do prejuízo líquido de R$ 30 milhões registrado no mesmo período, a CBA está otimista em relação ao futuro, destacando os avanços alcançados e os investimentos contínuos em melhorias operacionais e sustentáveis.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima