abertura

PSQ publica relatórios de sistemas homologados e setorial

A publicação, destinada aos fabricantes de esquadrias, traz informações sobre os produtos avaliados, normalização adotada, processo de homologação e sistemas já homologados

O 7º Relatório de Sistemas Homologados foi divulgado em setembro pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Portas e Janelas de Correr de Alumínio. A publicação, destinada aos fabricantes de esquadrias, traz informações sobre os produtos avaliados, normalização adotada, processo de homologação e sistemas já homologados.

Segundo informações do PSQ, os sistemas para as esquadrias foram homologados com base nos resultados obtidos nos ensaios dos perfis, selantes e demais componentes. Também foram considerados os confrontos entre as partes e a montagem da janela com os projetos, além dos ensaios de desempenho com janelas construídas a partir dos sistemas.

Para essas avaliações, foram utilizadas as determinações das normas técnicas da ABNT NBR 10.821 — Esquadrias para edificações e NBR 15.575 – Edificações habitacionais – Desempenho.

Na opinião de Jairo Cukierman, engenheiro e sócio-diretor da Tesis — gestora técnica do PSQ —, a esquadria é um dos componentes mais complexos do setor de construção civil, já que pode apresentar diversas patologias se não for produzida corretamente.

“Precisamos trabalhar para o aumento da competitividade da indústria, atrelada à melhoria da qualidade desses produtos”, defende o diretor.

Clique aqui para acessar o Relatório de Sistemas Homologados

Relatório setorial

Está disponível desde agosto o 5º Relatório Setorial. O documento é importante para conhecer quem produz as esquadrias, alvo do programa, dentro das normas vigentes. Além disso, nesta nova fase, a publicação apresenta também a relação de empresas não conformes.

“Essa lista era uma demanda antiga do setor, pois assim podemos verificar, efetivamente, quem segue as boas práticas de mercado”, explica Milton Rego, presidente-executivo da ABAL. “Com esse avanço, o PSQ segue firme na direção dos seus propósitos de organização setorial e qualidade para o consumidor.”

Entre os testes aplicados, estão o de estanqueidade à água, resistência a cargas distribuídas, verificação da resistência ao esforço horizontal, verificação de resistência à flexão da esquadria, comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento, índice de redução sonora ponderado. Também são avaliados a anodização, pintura, roldanas, fechos, parafusos, gaxetas e escovas.

Clique aqui para acessar o Relatório Setorial

Veja também:

Expo Revestir 2024: alumínio é destaque por minimalismo e sustentabilidade

A Expo Revestir, uma das principais feiras de negócios que apresentam materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construção, foi realizada de 19 a 22 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. Organizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), essa foi

Expo Revestir 2024: inovações com alumínio que transformam a construção civil

Com mais de duas décadas e consolidada como uma das três maiores feiras do setor da construção no mundo, a Expo Revestir, promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), está prestes a abrir suas portas para a edição de 2024. O evento será realizado de 19 a

Rolar para cima
Rolar para cima