Education concept. Student studying and brainstorming campus concept. Close up of students discussing their subject on books or textbooks. Selective focus.

Prolind Alumínio conclui coorientação de trabalho acadêmico em projeto criado pela ABAL

Objetivo é promover interação entre a indústria e universidades, além de disseminar o alumínio no meio acadêmico

O Projeto Elo, idealizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), busca aproximar a indústria das universidades para disseminar o conhecimento sobre o metal.

O trabalho é desenvolvido a partir da coorientação empresarial de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Iniciação Científica (IC) na graduação em Engenharia em universidades de todo o país.

A Prolind Alumínio, que emprega 240 funcionários diretos e indiretos em São José dos Campos (SP), é uma das empresas que concluíram a coorientação de um estudo que avaliou a influência do lubrificante na superfície de perfis anodizados de alumínio durante o corte.

“Tínhamos dúvidas se o uso de fluido de corte agrediria a camada anódica do produto”, comenta Michel Domingues da Silva, analista de processos que coordena o trabalho do Projeto Elo na empresa.

 Com a conclusão da monografia, foi possível verificar que não houve o aparecimento de manchas na superfície da peça.

“Foram realizadas várias análises tanto macro quanto micro do produto e da camada de anodização. O ponto que nos surpreendeu foram as indicações de possíveis melhorias no processo anterior de extrusão e na fase de corte de matéria-prima.”

Leonardo Côrrea Branco, aluno do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São José dos Campos, é o autor do TCC com coorientação da Prolind Alumínio.

A ABAL forneceu materiais técnicos para o desenvolvimento do trabalho e a Prolind Alumínio disponibilizou as amostras e o óleo mineral para testes no laboratório da Unifesp.

“O alumínio anodizado tem algumas particularidades. Como a aplicação do produto é no acabamento de elevadores, qualquer tipo de mancha ou risco é considerado um defeito”, explica Branco.

Daniele Reis, docente orientadora pela Unifesp, explica que a parceria com a ABAL começou há alguns anos com o Projeto Alumínio nas Escolas.

“Em 2020, a entidade entrou em contato com a proposta do Projeto Elo, de uma interação mais ativa entre a universidade e a indústria, e ficamos abertos porque é muito importante para a formação do aluno ter essa vivência de uma problemática real do setor”, afirma.

Acesse aqui e leia o TCC na íntegra.

Prolind, em São José dos Campos (SP): empresa emprega 240 funcionários diretos (Foto: Divulgação)

Como funciona o Projeto Elo
A ABAL mapeia as plantas industriais de suas associadas, suas demandas e as instituições de ensino interessadas em fazer parte da iniciativa.

A partir daí, a entidade faz a intermediação – levando em conta as temáticas sugeridas pelas empresas – entre indústrias e universidades, que por sua vez, buscam alunos interessados em desenvolver estudos sobre o alumínio aderentes às propostas.

Feitas as conexões, a empresa indica um profissional para coorientar o trabalho e, se possível, oferece ao aluno a oportunidade de uma visita técnica à sua planta, oferece materiais e espaço laboratorial para a realização de pesquisas e ensaios.

O aluno deve estar regularmente matriculado em um curso de engenharia e possuir um professor orientador da instituição de ensino. O docente tem o papel de garantir o comprometimento com o desenvolvimento do trabalho e aprovar uma metodologia aderente à realidade da empresa.

Benefícios para todos
Este relacionamento gera benefícios para ambas as partes. Para as empresas, há o impacto social, contribuição na formação e capacitação de futuros profissionais, geração de conhecimento e apoio acadêmico na resolução de demandas internas. Já para a universidade, existe o desenvolvimento de pesquisa aplicada, familiarização dos alunos com o ambiente corporativo, visibilidade e aumento na empregabilidade, atualização curricular aos assuntos do mercado e o relacionamento com empresas e especialistas.

Desta forma, o Projeto Elo possibilita ampliação da geração de trabalhos acadêmicos e formação de multiplicadores de conhecimento em temas diversos relacionados ao alumínio.

Em 2022, foram iniciados três novos projetos, sendo dois em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e um em parceria com a Novelis e a Universidade Federal Fluminense (UFF).


Crédito da imagem de abertura: Freepik.com

 

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