As agências, designers e marcas que atuam com latas de alumínio podem ter o rótulo dessa embalagem reconhecido pelo Prêmio Design na Lata, criado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
Para participar, é preciso que o produto seja fabricado e comercializado no Brasil e tenha o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 23 de outubro no site da premiação.
A imagem do rótulo da embalagem – enviada no ato da inscrição – será analisada por uma comissão da Abracerva e por profissionais de publicidade, visual merchandising e design. Os 15 classificados enviarão amostras físicas do material para a sede da associação, em Brasília, para serem distribuídas para os jurados.
Os consumidores também podem participar votando pelo site do prêmio a partir de 31 de outubro. O resultado final será divulgado no dia 14 de dezembro, junto com os vencedores da análise técnica.