Foto Legado

Pesquisa revela espécies raras da flora em reserva pertencente à CBA

Inventário florístico contribui com a conservação da biodiversidade contida no Legado Verdes do Cerrado, em Goiás

Um estudo conduzido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) dentro do Legado Verdes do Cerrado – Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) – mostra a presença de espécies da flora ainda pouco estudadas.

O levantamento, coordenado pela pesquisadora Indiara Nunes Mesquita Ferreira, concentrou-se em quatro fitofisionomias: cerradão, cerrado sentido restrito, mata seca e mata ciliar.

Ao todo foram coletadas amostras de mais de 900 árvores de 154 espécies. Desse total, mais de 30% apresentaram pouca abundância. Entre os tipos raros estão Aspidosperma nobile (casco d’anta), Davilla grandiflora (lixeirinha da folha lisa), Stryphnodendron rotundifolium (barbatimão) e Pouteria ramiflora (curriola).

O artigo científico ressalta também a presença da garapa e do cedro, classificados como vulneráveis no Livro Vermelho da Flora do Brasil, uma publicação do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora).

Além disso, foram verificadas árvores protegidas pela legislação ambiental do estado de Goiás, como o baru, o pequi, a aroeira, o ongico e o gonçalo alves, além de três espécies de ipês. 

Segundo Indiara, todos esses registros apoiarão novos estudos voltados à proteção do Cerrado.

“Acredito que esse inventário florístico é uma forma de contribuir com a conservação da biodiversidade contida no Legado Verdes do Cerrado, gerando conhecimento com dados inéditos e relevantes que podem estimular a continuidade de pesquisas e o desenvolvimento de ações ainda mais consistentes para a valorização do Cerrado no Norte de Goiás”, afirma a pesquisadora da UFG.

Veja também:

Balança comercial: alumínio registra superávit no primeiro semestre de 2021

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a balança comercial do setor no primeiro semestre de 2021 registrou superávit de US$ 623 milhões (valor FOB, sigla em inglês para designar o frete em que a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente). O resultado positivo se deve, principalmente, às exportações de alumina

Novo IPad tem estrutura com alumínio 100% reciclado

Com foco no meio ambiente, os novos iPad e iPad mini têm estrutura com alumínio 100% reciclado e estão disponíveis nas cores prateado e cinza-espacial. Segundo a Apple, fabricante dos equipamentos, todos os modelos da linha contam com o metal. Atualmente, as operações corporativas globais da empresa são neutras em emissões de carbono. No entanto,

Alcoa completa 12 anos de investimentos em Juruti (PA)

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, a Alcoa completa 12 anos desde a sua chegada no município de Juruti (PA), onde mantém uma mina de bauxita e movimenta o porto local. Além da preocupação com os negócios, a companhia mantém um olhar para o futuro da cidade, a partir de investimentos em diversas áreas, como a

Rolar para cima