diferencas-entre-reciclagem-e-biodegradavel

Novelis ressalta benefícios da reciclagem de alumínio na Virada Sustentável de São Paulo

Iniciativa contribui positivamente em temas como meio ambiente e questões sociais e econômicas

O painel virtual “Transformando a reciclagem em propósito”, organizado pela Novelis na 11ª Virada Sustentável de São Paulo, foi pautado no olhar humano para a atividade, além de destacar os benefícios ambientais e econômicos da atividade. No mercado de latas de alumínio, o segmento movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano e envolve 800 mil catadores.

“O bom de trabalhar na Novelis é que sabemos que nosso trabalho não traz impacto positivo apenas para a empresa, mas para toda a sociedade. A atividade ajuda a reduzir a emissão de CO2 e o uso de energia, além de colaborar com as famílias que atuam na reciclagem”, ressalta Alfredo Veiga, vice-presidente de Suprimentos da Novelis América do Sul. 

Camille Carletti, coordenadora de Projetos Socioambientais da Associação Reciclázaro, afirmou no evento que sua missão tem sido trabalhar a transformação do ser humano.

“Decidimos montar o programa de coleta seletiva para fazer a inclusão de pessoas que estavam à margem da sociedade, trabalhando com material reciclado. Hoje, elas tiram sua subsistência e são reconhecidas pela comunidade e por grandes empresas. Muitas pessoas separam o resíduo, mas não imaginam o impacto positivo que estão gerando”, afirma.

Desafios e oportunidades
A Novelis tem se concentrado na reciclagem das latinhas para bebidas – foram 19 bilhões de unidades em 2020. No entanto, a empresa divulgou novos objetivos: agregar outros tipos de sucata de alumínio para atender a demanda crescente do mercado e ter acesso ao pequeno catador.

“Como uma grande empresa, ainda não conseguimos chegar nos primeiros níveis da cadeia produtiva como gostaríamos. Temos o desejo de estar mais próximos do catador, desenvolvendo projetos nesse sentido”, declara Veiga.

Sob a perspectiva das cooperativas, Camille afirma que a meta tem sido levar informação para quem não teve acesso à educação formal.

“O primeiro desafio é mostrar que o trabalho tem impacto positivo para todos. Depois, ressaltamos a importância de se constituírem como pessoa jurídica para ter reconhecimento e fechar grandes parcerias. As pessoas precisam se ver como empreendedoras e participar da economia em que estão inseridas”, ressalta.

No painel, os convidados também destacaram que o alumínio ‘vale ouro’ dentro das cooperativas, por ser infinitamente reciclável e ter alta aplicabilidade. O metal vai ao encontro das gerações mais conscientes e preocupadas com a sustentabilidade. No entanto, ainda há a necessidade de investimentos em educação ambiental no país.

 

Veja também:

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima