Mineração Paragominas recebe Prêmio Proteção Brasil 2019

O sistema para trator de esteiras D11 ganhou o ouro na categoria “Higiene Ocupacional”, enquanto o case sobre o Guia de Prevenção de Acidentes nas Operações de Terraplenagem conquistou o bronze na categoria “Ações Preventivas e Corretivas de SST”


19 de agosto, às 18h25

No dia 8 de agosto, a Mineração Paragominas, parte do grupo Hydro, teve duas iniciativas reconhecidas pelo Prêmio Proteção Brasil 2019, realizado durante o 2º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, em São Paulo. O sistema para trator de esteiras D11 ganhou o ouro na categoria “Higiene Ocupacional”, enquanto o case sobre o Guia de Prevenção de Acidentes nas Operações de Terraplenagem conquistou o bronze na categoria “Ações Preventivas e Corretivas de SST”.

O sistema de operação remota em trator de esteiras D11 elimina os riscos de saúde ocupacional associados ao manuseio dos equipamentos móveis ao evitar que o empregado esteja exposto a vibrações elevadas geradas pelo trator durante a atividade de desmonte de minério. Thiago Nascimento, técnico de segurança e higiene do trabalho da Mineração Paragominas, destaca que esse projeto pode ser considerado pioneiro, pois não havia referências similares no Brasil. “Esse sistema proporcionou uma melhoria ergonômica para os colaboradores, a partir de uma alternativa tecnológica para reduzir totalmente a exposição do operador às condições de vibração excessiva”, explica. O projeto começou em 2014 e contempla quatro etapas: testes, viabilidade do projeto e orçamento, no mesmo ano; aquisição do sistema, implantação e treinamento da equipe, nos anos de 2015 e 2016.

Por sua vez, o Guia de Prevenção de Acidentes nas Operações de Terraplenagem foi elaborado ao longo de três anos e meio para reunir as melhores práticas de prevenção em grandes obras de terraplenagem de implantação de barragens de disposição de rejeitos. O documento, preparado com a participação ativa das lideranças, encarregados e os operadores de máquinas da Mineração Paragominas, passou a ser referência para o desenvolvimento de atividades internas e capacitação de empregados. Segundo Ricardo Sarmento, supervisor de HSE de Projetos da Mineração Paragominas, o guia permitiu diminuir a exposição de pessoas ao risco e melhorar a gestão das operações, usando uma linguagem didática, direta e simples, com recursos visuais, como ilustrações, para facilitar a compreensão de todos. “Ele também foi impresso, em formato de guia de bolso, para que tenham à mão para consultas nas paradas e intervalos de serviço”, acrescenta Sarmento.

Este ano, foram avaliados 194 cases inscritos para o Prêmio Proteção Brasil, e os jurados escolheram os 32 melhores nas diferentes categorias. A região Sudeste concentrou o maior volume de inscritos, com 70,6% das inscrições, seguida pelas regiões Sul (13,9%), Nordeste (8,3%), Centro-Oeste (4,1%) e Norte (3,1%).

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *