Sérgio Arruda, Ricardo Sarmento, Francisco Diego e Thiago Oliveira.jpg

Mineração Paragominas recebe Prêmio Proteção Brasil 2019

O sistema para trator de esteiras D11 ganhou o ouro na categoria “Higiene Ocupacional”, enquanto o case sobre o Guia de Prevenção de Acidentes nas Operações de Terraplenagem conquistou o bronze na categoria “Ações Preventivas e Corretivas de SST”

19 de agosto, às 18h25

No dia 8 de agosto, a Mineração Paragominas, parte do grupo Hydro, teve duas iniciativas reconhecidas pelo Prêmio Proteção Brasil 2019, realizado durante o 2º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, em São Paulo. O sistema para trator de esteiras D11 ganhou o ouro na categoria “Higiene Ocupacional”, enquanto o case sobre o Guia de Prevenção de Acidentes nas Operações de Terraplenagem conquistou o bronze na categoria “Ações Preventivas e Corretivas de SST”.

O sistema de operação remota em trator de esteiras D11 elimina os riscos de saúde ocupacional associados ao manuseio dos equipamentos móveis ao evitar que o empregado esteja exposto a vibrações elevadas geradas pelo trator durante a atividade de desmonte de minério. Thiago Nascimento, técnico de segurança e higiene do trabalho da Mineração Paragominas, destaca que esse projeto pode ser considerado pioneiro, pois não havia referências similares no Brasil. “Esse sistema proporcionou uma melhoria ergonômica para os colaboradores, a partir de uma alternativa tecnológica para reduzir totalmente a exposição do operador às condições de vibração excessiva”, explica. O projeto começou em 2014 e contempla quatro etapas: testes, viabilidade do projeto e orçamento, no mesmo ano; aquisição do sistema, implantação e treinamento da equipe, nos anos de 2015 e 2016.

Por sua vez, o Guia de Prevenção de Acidentes nas Operações de Terraplenagem foi elaborado ao longo de três anos e meio para reunir as melhores práticas de prevenção em grandes obras de terraplenagem de implantação de barragens de disposição de rejeitos. O documento, preparado com a participação ativa das lideranças, encarregados e os operadores de máquinas da Mineração Paragominas, passou a ser referência para o desenvolvimento de atividades internas e capacitação de empregados. Segundo Ricardo Sarmento, supervisor de HSE de Projetos da Mineração Paragominas, o guia permitiu diminuir a exposição de pessoas ao risco e melhorar a gestão das operações, usando uma linguagem didática, direta e simples, com recursos visuais, como ilustrações, para facilitar a compreensão de todos. “Ele também foi impresso, em formato de guia de bolso, para que tenham à mão para consultas nas paradas e intervalos de serviço”, acrescenta Sarmento.

Este ano, foram avaliados 194 cases inscritos para o Prêmio Proteção Brasil, e os jurados escolheram os 32 melhores nas diferentes categorias. A região Sudeste concentrou o maior volume de inscritos, com 70,6% das inscrições, seguida pelas regiões Sul (13,9%), Nordeste (8,3%), Centro-Oeste (4,1%) e Norte (3,1%).

 

Veja também:

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Painéis do Congresso Internacional do Alumínio apontam caminhos para a inovação e eficiência energética

No primeiro dia do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no Hotel Unique, em São Paulo, os painéis da tarde se concentraram no tema “Juntos, somos inovação”, discutindo tecnologia e indústria 4.0. No painel “O alumínio revolucionando a mobilidade verde”, moderado por Camilo Adas, conselheiro em Tecnologia e Transição

Rolar para cima
Rolar para cima