Cropped image of handsome man with a market basket doing shopping at the supermarket

Impulsionado por latas de alumínio, setor de embalagens metálicas cresce 7,3% no acumulado do ano

Alta total da indústria de embalagens brasileira é de 3,4%

A produção da indústria de embalagens brasileira teve alta de 3,4% no acumulado do ano, até o mês de agosto de 2021. Por sua vez, as soluções metálicas tiveram acréscimo de 7,3% no período analisado. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre).

Nesse cenário, algumas indústrias consumidoras tiveram desempenho positivo, com destaque para bebidas (5,8%); informática, eletrônicos e ópticos (8,4%); e eletrodomésticos (26,1%). Outros segmentos cujo desempenho foi positivo em 2020 enfrentam retração, impactados pelo cenário econômico: alimentos (-6,9%); farmacêutico (-1,2%); e limpeza e perfumaria (-4,6%).

Latas no melhor momento
O setor de embalagens metálicas tem sido impulsionado principalmente por latas de alumínio, com acréscimo de 22,6% nas vendas para as empresas envasadoras de bebidas no primeiro semestre, conforme divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Entre os motivos da maior demanda estão o aumento do consumo de bebidas em lata nas residências por conta da pandemia da Covid-19; o ganho de participação de mercado em relação às soluções de plástico e vidro; e a adoção da embalagem por novas categorias, como água e vinho.

Nos últimos 10 anos, o Brasil também tem estado entre os líderes mundiais na reciclagem dessa embalagem com média histórica de 97%, à frente dos Estados Unidos (60%) e Europa (67%). Em 2020, o país reciclou cerca de 400 mil t de latas de alumínio – ou 30 bilhões de unidades por ano, o que significa a devolução para o mercado de novas embalagens sustentáveis.

Veja também:

Ball Corporation divulga embalagens de aerossol em feira de cosméticos

Os novos itens da linha de produtos de alumínio extrudado da Ball Corporation poderão ser vistos na FCE Cosmetique, principal feira para o setor de cosméticos da América Latina, a ser realizada em São Paulo, de 30 de novembro até 2 de dezembro. Patenteada pela companhia, a tecnologia Real incorpora conteúdo reciclado em latas de

Ardagh conclui ampliação da fábrica de Jacareí (SP) e mira expansões na Bahia e Amazonas

A multinacional Ardagh Metal Packaging (AMP) finalizou, em novembro, a segunda fase de ampliação da capacidade produtiva de latas de alumínio da fábrica de Jacareí (SP). O objetivo é atender a alta na demanda por embalagens metálicas para bebidas. O investimento está alinhado à estratégia de crescimento da empresa no Brasil, que também prevê, até

Olivia Saladas entrega pedidos em marmitas de alumínio e incentiva o reuso

Com duas unidades na cidade do Rio de Janeiro e uma em São Paulo, o Olivia Saladas foca na gastronomia orgânica para refeições rápidas sem abrir mão de práticas sustentáveis. Todos os impactos de sua atividade são considerados, desde a origem dos ingredientes até a entrega do pedido para o consumidor final, enviado dentro de

Rolar para cima