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Impulsionado por latas de alumínio, setor de embalagens metálicas cresce 7,3% no acumulado do ano

Alta total da indústria de embalagens brasileira é de 3,4%

A produção da indústria de embalagens brasileira teve alta de 3,4% no acumulado do ano, até o mês de agosto de 2021. Por sua vez, as soluções metálicas tiveram acréscimo de 7,3% no período analisado. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre).

Nesse cenário, algumas indústrias consumidoras tiveram desempenho positivo, com destaque para bebidas (5,8%); informática, eletrônicos e ópticos (8,4%); e eletrodomésticos (26,1%). Outros segmentos cujo desempenho foi positivo em 2020 enfrentam retração, impactados pelo cenário econômico: alimentos (-6,9%); farmacêutico (-1,2%); e limpeza e perfumaria (-4,6%).

Latas no melhor momento
O setor de embalagens metálicas tem sido impulsionado principalmente por latas de alumínio, com acréscimo de 22,6% nas vendas para as empresas envasadoras de bebidas no primeiro semestre, conforme divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Entre os motivos da maior demanda estão o aumento do consumo de bebidas em lata nas residências por conta da pandemia da Covid-19; o ganho de participação de mercado em relação às soluções de plástico e vidro; e a adoção da embalagem por novas categorias, como água e vinho.

Nos últimos 10 anos, o Brasil também tem estado entre os líderes mundiais na reciclagem dessa embalagem com média histórica de 97%, à frente dos Estados Unidos (60%) e Europa (67%). Em 2020, o país reciclou cerca de 400 mil t de latas de alumínio – ou 30 bilhões de unidades por ano, o que significa a devolução para o mercado de novas embalagens sustentáveis.

Veja também:

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Minalba coloca texto em braille em 100% das suas latas de alumínio de água mineral

No mês de fevereiro, todas as latas de alumínio do portfólio de água mineral da Minalba Brasil, empresa de bebidas pertencente ao Grupo Edson Queiroz (GEQ), passaram a apresentar inscrições em braille nas tampas. A ação, parte da campanha #LataPraTodosVerem, tem como objetivo reforçar a estratégia ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance)

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