No mês de fevereiro, todas as latas de alumínio do portfólio de água mineral da Minalba Brasil, empresa de bebidas pertencente ao Grupo Edson Queiroz (GEQ), passaram a apresentar inscrições em braille nas tampas.
A ação, parte da campanha #LataPraTodosVerem, tem como objetivo reforçar a estratégia ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) da companhia e promover acessibilidade, inclusão e melhor experiência de consumo para as pessoas com deficiência visual.
De acordo com informações do censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que mais de 6,5 milhões de brasileiros tenham deficiência visual. Por essa razão, o intuito é proporcionar maior autonomia durante as atividades de compra e consumo, adaptando-se às necessidades desse grupo.
A transição inclui as embalagens de alumínio da Minalba, Indaiá e edição especial da lata da Minalba, lançada em colaboração com a organização não governamental Gerando Falcões, cujas vendas terão parte dos valores revertida para a entidade.
A Minalba Brasil não apenas é a pioneira ao trazer para o País a primeira água mineral em lata de alumínio, mas também lidera o lançamento da primeira lata de água mineral com inscrições em braille na tampa. Essa iniciativa, realizada em 2023, foi cuidadosamente desenvolvida ao longo de meses com o apoio da Ball Corporation, empresa especializada em embalagens sustentáveis de alumínio, e contou ainda com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, visando a oferecer uma abordagem inclusiva para o mercado de alimentos e bebidas.
Foto: Divulgação Minalba