Hydro ok

Hydro reforça compromisso com a sustentabilidade

Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, empresa estimula empregados a praticar ações individuais de preservação

Apesar de a preocupação com o uso sustentável dos recursos e a preservação ambiental serem prática corrente nas operações da Hydro, a empresa aproveitou a comemoração da Semana do Meio Ambiente de 2020 para convocar os empregados a fazerem a parte deles na sustentabilidade do planeta.

A empresa é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, documento que tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em áreas como o meio ambiente.

“A Hydro está consciente de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de longo prazo. Temos estabelecido um relacionamento cada vez mais próximo com as comunidades locais, autoridades, universidades e centros de pesquisa para atuarmos em linha com os anseios da sociedade. Estamos sempre buscando técnicas e soluções para que as nossas operações sejam ainda mais sustentáveis e responsáveis”, afirma Domingos Campos, diretor de Sustentabilidade da Hydro.

Pesquisa e tecnologia

Desde 2014, a Hydro investiu mais de R$ 1 bilhão em um sistema avançado de tratamento e armazenamento de resíduos da produção de alumina. Em conjunto, a refinaria Alunorte desenvolveu o Depósito de Resíduos Sólidos 2 (DRS2) para receber o resíduo seco. A solução integrada aumentou a segurança e reduziu o tamanho da área necessária para a disposição dos resíduos tratados.

Recentemente, Alunorte também investiu R$ 670 milhões na ampliação da capacidade de gestão de efluentes com a nova Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (Etei), que entrou em operação neste ano. A ação visa a preparar a unidade para futuras mudanças climáticas.

Além disso, a Mineração Paragominas tem sido um ambiente para estudos desenvolvidos por pesquisadores do BRC – Biodiversity Research Consortium (Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil–Noruega). O objetivo do projeto é alcançar o nível mais alto em reabilitação ecológica e ambiental de áreas mineradas, fomentando a educação e a pesquisa científica.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima