Capa latas

Henkel prevê crescimento das vendas para a indústria de latas de alumínio

Companhia fornece lubrificantes, produtos para limpeza e aumento da mobilidade, além de vedantes

Multinacional alemã que atua desde 1955 no Brasil, a Henkel está otimista com a área de negócios da divisão de Tecnologias em Adesivo. O setor atende a cadeia produtiva de latas de alumínio com uma variedade de soluções — desde as bobinas do metal até o produto acabado.

Considerando o impacto da pandemia da Covid-19, Anderson Guerrero, head de Metal Packaging da Henkel para a América Latina Sul, explica que o balanço do ano passado foi positivo, com crescimento de 20%, do primeiro para o segundo semestre, e, de 6%, nos 12 meses.

“Esperamos aumentar em mais de 10% as vendas de produtos para esse segmento em 2021, devido aos investimentos anunciados pela Ambev e Crown em novas plantas produtivas, além de recuperar o que não foi produzido em 2020”, afirma.

A mudança no hábito de consumo, mais voltado para dentro dos lares durante a pandemia, favoreceu esse mercado, mas o executivo acrescenta que o envasamento de cervejas em latas de alumínio também saltou de 50% para 75%. Somam-se a isso as novas tendências, como água mineral, drinks e vinhos na latinha.

Segundo o dirigente da companhia, os lubrificantes da Henkel, combinados com tecnologias de lavagem, garantem para a indústria de latas de alumínio redução dos custos gerais do processo. A empresa também desenvolve soluções customizadas para os clientes.

O lançamento mais recente é o Bonderite C-IC 62035, desengraxante para a limpeza de resíduos orgânicos (óleos) e inorgânicos (finos de alumínio) das latas durante seu processo produtivo. De acordo com a Henkel, esse é o primeiro desengraxante a frio e de baixa geração de espuma para esse segmento.

 Planta eficiente

Inaugurada em 2019, a planta da Henkel dedicada à produção de tecnologias para o pré-tratamento de superfícies de peças metálicas e de alumínio, localizada em Jundiaí, a cerca de 70 km de São Paulo, conta com grande nível de automação, equipamentos com tecnologia de ponta e controle de processos e segurança.

A unidade foi projetada considerando a eficiência ambiental. O prédio aproveita o declive do terreno para a transferência de matéria-prima dos tanques para o reator, além de contar com sistema de lavador de gases para o controle das emissões atmosféricas, telhas translúcidas para reduzir o consumo de energia elétrica e ventilação natural.

O espaço ainda possui uma lagoa de contenção, com capacidade para armazenar até 1 milhão de litros de água, para ser utilizada em caso de acidentes – como incêndio ou derramamento químico – e coletar água da chuva para ser reutilizada após o tratamento.

A fábrica de Jundiaí, que ainda inclui as plantas Hotmelt, Base Água e Poliuretano, foi adquirida pela Henkel em 2008. Das 130 unidades da companhia espalhadas pelo mundo, essa foi considerada a 3ª com mais eficiência produtiva em 2018.

Veja também:

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima