Capa latas

Henkel prevê crescimento das vendas para a indústria de latas de alumínio

Companhia fornece lubrificantes, produtos para limpeza e aumento da mobilidade, além de vedantes

Multinacional alemã que atua desde 1955 no Brasil, a Henkel está otimista com a área de negócios da divisão de Tecnologias em Adesivo. O setor atende a cadeia produtiva de latas de alumínio com uma variedade de soluções — desde as bobinas do metal até o produto acabado.

Considerando o impacto da pandemia da Covid-19, Anderson Guerrero, head de Metal Packaging da Henkel para a América Latina Sul, explica que o balanço do ano passado foi positivo, com crescimento de 20%, do primeiro para o segundo semestre, e, de 6%, nos 12 meses.

“Esperamos aumentar em mais de 10% as vendas de produtos para esse segmento em 2021, devido aos investimentos anunciados pela Ambev e Crown em novas plantas produtivas, além de recuperar o que não foi produzido em 2020”, afirma.

A mudança no hábito de consumo, mais voltado para dentro dos lares durante a pandemia, favoreceu esse mercado, mas o executivo acrescenta que o envasamento de cervejas em latas de alumínio também saltou de 50% para 75%. Somam-se a isso as novas tendências, como água mineral, drinks e vinhos na latinha.

Segundo o dirigente da companhia, os lubrificantes da Henkel, combinados com tecnologias de lavagem, garantem para a indústria de latas de alumínio redução dos custos gerais do processo. A empresa também desenvolve soluções customizadas para os clientes.

O lançamento mais recente é o Bonderite C-IC 62035, desengraxante para a limpeza de resíduos orgânicos (óleos) e inorgânicos (finos de alumínio) das latas durante seu processo produtivo. De acordo com a Henkel, esse é o primeiro desengraxante a frio e de baixa geração de espuma para esse segmento.

 Planta eficiente

Inaugurada em 2019, a planta da Henkel dedicada à produção de tecnologias para o pré-tratamento de superfícies de peças metálicas e de alumínio, localizada em Jundiaí, a cerca de 70 km de São Paulo, conta com grande nível de automação, equipamentos com tecnologia de ponta e controle de processos e segurança.

A unidade foi projetada considerando a eficiência ambiental. O prédio aproveita o declive do terreno para a transferência de matéria-prima dos tanques para o reator, além de contar com sistema de lavador de gases para o controle das emissões atmosféricas, telhas translúcidas para reduzir o consumo de energia elétrica e ventilação natural.

O espaço ainda possui uma lagoa de contenção, com capacidade para armazenar até 1 milhão de litros de água, para ser utilizada em caso de acidentes – como incêndio ou derramamento químico – e coletar água da chuva para ser reutilizada após o tratamento.

A fábrica de Jundiaí, que ainda inclui as plantas Hotmelt, Base Água e Poliuretano, foi adquirida pela Henkel em 2008. Das 130 unidades da companhia espalhadas pelo mundo, essa foi considerada a 3ª com mais eficiência produtiva em 2018.

Veja também:

L’Occitane adota bisnaga de alumínio reciclado pós-consumo em 2021

A multinacional francesa da indústria de cosméticos, L’Occitane en Provence, anunciou que fará a substituição, até o final deste ano, das atuais bisnagas de alumínio de seus produtos por uma embalagem similar de alumínio reciclado pós-consumo. A tecnologia reduz as emissões de CO2 em 70%. A inovação, denominada blue tube evo, desenvolvida pela Tubex Aluminium

Contra a Covid-19, nova linha de máquinas da Nespresso permite extração de café a distância

A Nespresso lançou uma nova linha de máquinas dentro do segmento profissional, direcionada às empresas, denominada “Momento”. A novidade possibilita a extração do café a distância, por meio do celular, sem necessidade de tocar na máquina, o que traz segurança para clientes e colaboradores, principalmente neste período de crise sanitária. “Entendemos que o café desempenha

Trivium Argentina amplia reciclagem de latas de aerossol de alumínio

A Trivium Packaging, fornecedora global de embalagens metálicas sustentáveis, está promovendo uma ação de reciclagem inovadora na Argentina. O objetivo principal é aumentar a coleta e reutilização de latas de aerossol de alumínio. A partir da parceria firmada com a Creando Conciencia (grupo de recicladores urbanos), a companhia quer tornar o processo de reciclagem desse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima