Pipes and Solar Panels 3d rendering

Grupo Prysmian fornece cabos de alumínio para o maior parque solar da América do Sul

Empresa entregará mais de 1.600 km de cabos feitos com o metal no Brasil

O Grupo Prysmian completará a entrega, em janeiro, de uma encomenda superior a 1.600 km de cabos de energia para a instalação do Parque Solar São Gonçalo, localizado em São Gonçalo do Gurguéia (PI), cidade localizada a cerca de 800 km de Teresina. Criado pela Enel Green Power (EGPB), subsidiária da concessionária italiana Enel, a usina fotovoltaica piauiense é considerada a maior da América do Sul e funcionará já em 2020.

O projeto foi fatiado em três etapas: as duas primeiras são comissionadas (EPC) pela empresa Tozzi. O Grupo Prysmian forneceu cabos de alumínio de média (190 km) e baixa (720 km) tensão na primeira etapa, iniciada em outubro de 2018, para construir 475 MW de capacidade.

“Os 910 km fornecidos correspondem a 75% do valor total de cabos de energia contratado pelo cliente nessa fase. Os 25% restantes foram cabos de energia de cobre para interligação de painéis e de cobre nu para aterramento”, relata Marcondes Silvestre Takeda, gerente Comercial da Divisão de Negócios Industriais do Grupo Prysmian.

A Tozzi iniciou as obras da segunda etapa em setembro, após investimento de R$ 422 milhões do Grupo Enel. Isso aumentará a capacidade do parque em 133 MW, passando dos atuais 475 para 608 MW.

“Vamos entregar, a partir de dezembro até janeiro de 2020, mais de 90 km de cabos de alumínio isolado que serão utilizados nas obras da segunda fase, o equivalente a 100% do cabeamento da rede subterrânea de média tensão dessa etapa”, informa Takeda. “A terceira e última fase está sob a responsabilidade de outra empresa de EPC e as negociações para o fornecimento de cabos estão em curso. Esperamos que ela seja concluída ainda em 2019.”      

A expectativa é de que, quando estiver em plena operação, a usina gere 1.500 GWh por ano, evitando a emissão de 860 mil t de gás carbônico (CO2) anualmente na atmosfera.

Veja também:

Prysmian e Nortel inovam com programa de logística reversa de cabos elétricos

O Grupo Prysmian, um dos líderes mundiais da indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, anunciou a criação de uma solução inovadora para gerenciar o excedente de cabos elétricos não utilizados por seus clientes. O programa, desenvolvido em parceria com a Nortel, distribuidora de suprimentos do Brasil pertencente ao Grupo Sonepar, visa a

Consumo de alumínio ganha destaque no setor elétrico brasileiro

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro experimentou um significativo aumento de 11,5% no primeiro semestre de 2023, conforme revelado por estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse crescimento destaca a importância do metal em aplicações cruciais, como fios e cabos para a distribuição e transmissão de energia elétrica. Isso não apenas

Setor elétrico impulsiona o consumo de alumínio no Brasil com crescimento de 11,5%

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro registrou um aumento significativo de 11,5% no primeiro semestre de 2023, de acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse avanço foi estimulado pela crescente capacidade de geração de energias eólica e solar no País, resultando na demanda por cabos de alumínio para novas

Rolar para cima
Rolar para cima