montagem_ivan

Gestão de Cooperativas: Novelis capacita e premia organizações

Iniciativa busca aprimorar o empreendedorismo na atividade da reciclagem

No Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio, 28 de outubro, a Novelis promove, por meio da Liga da Reciclagem, a premiação da 8ª edição do projeto Gestão de Cooperativas, em parceria com a Associação Reciclázaro. 

Priorizando três eixos de atuação — Gestão Administrativa, Segurança do Trabalho e Bem-Estar —, o projeto fortalece o papel das cooperativas como empreendimentos sustentáveis, além de valorizar os cooperados como agentes ambientais e de transformação.

“O projeto é um instrumento de responsabilidade social, profissionalização e uma espécie de mentoria para aprimorar o empreendedorismo das cooperativas, gerar renda aos cooperados e estimular a economia circular e a sustentabilidade das comunidades”, explica Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Como funciona
Camille Carletti, gerente de Projetos Socioambientais da Associação Reciclázaro, explica que uma equipe de técnicos visita as cooperativas e realiza um diagnóstico para mapear os pontos fortes e fracos do negócio.

“É um trabalho de construção coletiva. Montamos um plano de ação para melhorias e vemos a viabilidade de implantá-lo”, explica.

A iniciativa nasceu na capital paulista em 2013, como um instrumento de transformação social. Desde 2019 ampliou seu raio de atuação a partir do Diálogos com Cooperativas, projeto complementar da Novelis que tem como objetivo aproximar as cooperativas de outras cidades do país dos centros de coleta da empresa.

“Muitas vezes essas organizações não conseguem acessar a indústria para fazer a comercialização do material reciclável, dependem de um atravessador — agente que junta uma quantidade maior de sucata para negociar com a indústria. Com essa aproximação, as cooperativas podem vender diretamente para a Novelis e agregar valor ao trabalho, independentemente da quantidade”, conta a gerente da Associação Reciclázaro.

Plataforma EAD
A pandemia de Covid-19 foi um grande desafio para o Gestão de Cooperativas, mas com a crise sanitária também surgiram oportunidades. Devido à necessidade de isolamento social, o projeto ganhou uma plataforma de educação a distância (EAD).

“Este ano, como forma de recompensa pela parceria, vamos premiar as melhores práticas das cooperativas participantes da 8ª edição do projeto, levando em consideração os conteúdos”, afirma Eunice, da Novelis.

Esta edição, realizada entre setembro de 2020 e agosto de 2021, beneficiou cinco cooperativas localizadas na cidade de São Paulo: Caminho Certo, Coopetresc, Rainha da Reciclagem, Univence e Vitória do Belém.

Conheça a lista de premiados:

Eixo

Posição

Cooperativa

Gestão Administrativa

1ª Lugar

Caminho Certo

Gestão Administrativa

2ª Lugar

Rainha da Reciclagem

Bem-Estar

1ª Lugar 

Vitória do Belém

Bem-Estar

2ª Lugar

Rainha da Reciclagem

Segurança do Trabalho

1ª Lugar

Univence

Destaque do Ano

1ª Lugar

Vitória do Belém

Benefícios para as cooperativas
Criada há 8 anos, a Vitória do Belém coleta entre 200 e 400 kg de sucata de alumínio por mês. Segundo Juliana da Silva, presidente da organização, a parceria com a Novelis já existe há muito tempo. E, por meio do projeto, a cooperativa recebeu orientação aprofundada sobre como fazer a organização, administração e documentação do negócio.

“O que mudou foi o nosso olhar. Quando participamos desta nova edição, entendemos como podemos melhorar, correr atrás de benfeitorias e até dialogar. Além disso, temos mais clareza sobre as nossas obrigações, além de acesso às leis relacionadas a nossa atividade”, comenta Juliana.

Já a Rainha da Reciclagem foi idealizada por Elinéia Gomes de Jesus. De origem humilde, ela veio da Bahia para o estado de São Paulo para melhorar de vida e passou por muitas dificuldades até ser convidada por líderes de uma comunidade na região de Ermelino Matarazzo, bairro da Zona Leste de São Paulo, para montar uma cooperativa em um terreno em disfunção social.

“Foi quando surgiu a Novelis com o Gestão de Cooperativas. Eu não sabia nem o que significava gestão. Fui aprendendo como administrar, como ser uma empreendedora melhor, como atender as pessoas. Essa formação, para mim, fez uma grande diferença”, afirma.

Atualmente, 98 internos trabalham no local e permanecem no projeto social financiado pela cooperativa, que promove a troca de frutas, legumes e verduras por materiais recicláveis.

Nova edição em andamento
Enquanto conclui a 8ª edição do projeto com a cerimônia de entrega do prêmio, Novelis e Reciclazaro dão andamento à 9ª edição da iniciativa, que será concluída em 2022. Participam cooperativas que atuam em Jaú, Bauru e Pindamonhangaba, cidades do interior de São Paulo.

Veja também:

CCAL divulga lista de vencedores do Prêmio Alumínio Arte e Design

Promovido pelo Centro Cultural do Alumínio (CCAL), o Prêmio Alumínio Arte e Design recebeu inscrições de diversos trabalhos de todo o Brasil, a partir da participação de estudantes, profissionais e interessados em arquitetura, design, escultura e fotografia. O objetivo da premiação é destacar a importância do metal no dia a dia das pessoas e nas

Rolar para cima