CBA - Poços de Caldas 2

Em seminário, CBA destaca as contribuições da mineração de bauxita para a sociedade

Leandro Faria, gerente Sustentabilidade da empresa, participou de debate organizado pela Revista Brasil Mineral

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) participou do 6º seminário Mineração & Comunidades, promovido na última terça-feira, 17 de agosto, pela Revista Brasil Mineral.

Com transmissão pelo Youtube, o painel “O empreendedorismo como redução da dependência da mineração e instrumento de preparação para o futuro” abordou, entre outras questões, como tornar o ESG (Enviromental, Social and Governance) uma realidade para o setor.

Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, explicou que, embora o conceito ‘ESG’ seja novo, desde a origem da empresa — pertencente ao Grupo Votorantim e que completou 66 anos — há a preocupação em oferecer contribuições para toda a sociedade.

“Somos sustentáveis, competitivos e buscamos a inovação. Cuidamos dos empregados e somos comprometidos com a ética e o compliance. Além disso, tentamos engajar, cada vez mais, a cadeia de valor. Buscamos o desenvolvimento da localidade e do país. Somos fiéis ao propósito de oferecer soluções de alumínio que transformam vidas”, afirmou Faria.

No âmbito do debate sobre as comunidades do entorno das operações, a companhia atua em três pilares:

  • Desenvolvimento da educação, por meio do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE): contribui para elevar os resultados da rede pública de ensino dos municípios participantes;
  • Apoio à Gestão Pública (AGP), iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): amplia as capacidades do poder público municipal;
  • Dinamismo econômico: objetivo de impulsionar o empreendedorismo e a possibilidade de geração de negócios nas comunidades.

Criado em 2010, o Programa Redes é um dos exemplos práticos de desenvolvimento sustentável, uma vez que oferece apoio técnico e financeiro para o fortalecimento das cadeias produtivas inclusivas.

“Dezenas de famílias já foram beneficiadas e negócios apoiados, com a geração de R$ 1 milhão em renda para a população nos últimos anos”, comentou o gerente da CBA.

Faria ainda destacou o Programa de Empreendedorismo, que oferece qualificação técnica para os interessados em abrir o próprio negócio. Após o processo de mentoria, uma banca avaliadora faz a seleção de alguns projetos que recebem um ‘capital semente’ para alavancar o business.

 

“A mineração é pontual e progressiva, mas pode gerar valor compartilhado. O processo de extração de bauxita ocorre em parceria com a comunidade local. Nós devolvemos a área explorada igual ou melhor aos agricultores, para que eles atraiam mais investimentos e tenham condições para gerar novas riquezas no futuro. Quando o assunto é sustentabilidade, temos que ir além”, concluiu o executivo.

 

Veja também:

Alcoa Poços de Caldas agenda auditoria para certificação ASI

A Alcoa de Poços de Caldas (MG) está se preparando para receber a certificação no padrão de desempenho da organização global Aluminium Stewardship Initiative (ASI). A auditoria está agendada para março de 2022. As unidades da companhia localizadas em São Luís (MA) e Juruti (PA) já conquistaram o selo. “Acreditamos que esse é um importante

Alubar cria link específico para PCDs em banco de talentos online

A Alubar, fabricante de cabos elétricos e vergalhões de alumínio, passou a disponibilizar um link específico no seu banco de talentos para pessoas com deficiência (PCDs) interessadas em vagas de emprego na planta paraense de Barcarena e no escritório global em São Paulo.  As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na plataforma de recrutamento e seleção #SejaAlubar.

Albras conquista selo de ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

A Albras, produtora de alumínio primário pertencente à multinacional Hydro e à Nippon Amazon Aluminium (NAAC), obteve o selo de ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, pela 4ª vez consecutiva. A chancela atesta a qualidade no gerenciamento de gases de efeito estufa (GEE) de organizações-membro. O selo ouro demonstra a robustez e transparência do inventário

Rolar para cima