CBA - Poços de Caldas 2

Em seminário, CBA destaca as contribuições da mineração de bauxita para a sociedade

Leandro Faria, gerente Sustentabilidade da empresa, participou de debate organizado pela Revista Brasil Mineral

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) participou do 6º seminário Mineração & Comunidades, promovido na última terça-feira, 17 de agosto, pela Revista Brasil Mineral.

Com transmissão pelo Youtube, o painel “O empreendedorismo como redução da dependência da mineração e instrumento de preparação para o futuro” abordou, entre outras questões, como tornar o ESG (Enviromental, Social and Governance) uma realidade para o setor.

Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, explicou que, embora o conceito ‘ESG’ seja novo, desde a origem da empresa — pertencente ao Grupo Votorantim e que completou 66 anos — há a preocupação em oferecer contribuições para toda a sociedade.

“Somos sustentáveis, competitivos e buscamos a inovação. Cuidamos dos empregados e somos comprometidos com a ética e o compliance. Além disso, tentamos engajar, cada vez mais, a cadeia de valor. Buscamos o desenvolvimento da localidade e do país. Somos fiéis ao propósito de oferecer soluções de alumínio que transformam vidas”, afirmou Faria.

No âmbito do debate sobre as comunidades do entorno das operações, a companhia atua em três pilares:

  • Desenvolvimento da educação, por meio do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE): contribui para elevar os resultados da rede pública de ensino dos municípios participantes;
  • Apoio à Gestão Pública (AGP), iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): amplia as capacidades do poder público municipal;
  • Dinamismo econômico: objetivo de impulsionar o empreendedorismo e a possibilidade de geração de negócios nas comunidades.

Criado em 2010, o Programa Redes é um dos exemplos práticos de desenvolvimento sustentável, uma vez que oferece apoio técnico e financeiro para o fortalecimento das cadeias produtivas inclusivas.

“Dezenas de famílias já foram beneficiadas e negócios apoiados, com a geração de R$ 1 milhão em renda para a população nos últimos anos”, comentou o gerente da CBA.

Faria ainda destacou o Programa de Empreendedorismo, que oferece qualificação técnica para os interessados em abrir o próprio negócio. Após o processo de mentoria, uma banca avaliadora faz a seleção de alguns projetos que recebem um ‘capital semente’ para alavancar o business.

 

“A mineração é pontual e progressiva, mas pode gerar valor compartilhado. O processo de extração de bauxita ocorre em parceria com a comunidade local. Nós devolvemos a área explorada igual ou melhor aos agricultores, para que eles atraiam mais investimentos e tenham condições para gerar novas riquezas no futuro. Quando o assunto é sustentabilidade, temos que ir além”, concluiu o executivo.

 

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima