A pesquisa de mercado consolidada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) revela: o consumo doméstico de alumínio alcançou 1.583,9 toneladas em 2021, acréscimo de 10,9% em comparação ao ano anterior.
Trata-se do maior volume registrado desde que o levantamento começou a ser realizado pela entidade, em 1972. O último pico ocorreu em 2013, quando o consumo interno chegou ao patamar de 1.513 toneladas.
De acordo com a ABAL, para 2022 a previsão continua sendo positiva, com crescimento de 4,9% em relação a 2021, totalizando novo recorde de 1.662 toneladas.
Análise 2021
Do total verificado no período, 88% foram fabricados no Brasil, representando 1.393,4 toneladas, e alta de 10,6%. As importações acompanharam o ritmo com elevação de 12,7% em relação a 2020.
Com a base de comparação fraca de 2020, afetada pela pandemia, quase todos os produtos de alumínio apresentaram desempenho positivo em 2021, com exceção de cabos e pó de alumínio.
As chapas também tiveram consumo recorde, com 800.600 toneladas, aumento de 16,2% em relação a 2020. Em segundo lugar ficaram os produtos extrudados com 245.800 toneladas, crescimento de 17,2%.
Por segmento
A maioria dos mercados consumidores de alumínio apresentou aumento de dois dígitos no ano passado. O de Embalagens liderou o consumo com 638.700 toneladas, alta de 9,6%, sendo seguido por Transportes, com 239.500 toneladas, 25,3% maior do que o registrado em 2020.
A exceção ficou por conta de Eletricidade, que registrou queda de 11,3%, refletindo a redução do consumo do metal nos projetos de linhas de transmissão de energia no país.
Comércio exterior
A balança comercial da indústria brasileira do alumínio apresentou um superávit de US$ 1,655 milhão (FOB) em 2021, principalmente em função das exportações de alumina e hidróxido de alumínio, com montante de US$ 2,982 milhões (FOB).
As importações atingiram 986.400 toneladas, um acréscimo de 37% em relação a 2020. E as exportações chegaram a 373.600 toneladas no mesmo período, com alta de 15,1%.
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