3

CBA conclui processo de aquisição da Arconic em Itapissuma (PE)

Aprovado sem restrições pelo Cade, o investimento complementa a linha de produtos laminados da CBA e melhora a competitividade da indústria nacional frente aos importados

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) iniciou nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a integração da antiga planta da Arconic localizada em Itapissuma (PE), após a conclusão da compra e transferência do controle, efetivados no dia 1º de fevereiro — o acordo para a aquisição da unidade foi anunciado em agosto de 2019.

O valor da operação é de 50 milhões de dólares e a compra foi aprovada, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em dezembro de 2019.

“Esta aquisição é estratégica para nós e nos remete a uma posição mais competitiva no mercado do alumínio, especialmente nas Américas, agregando mais valor e oportunidades aos nossos clientes”, afirma Ricardo Carvalho, CEO da CBA.

Planta de Itapissuma
Com capacidade para produzir 50 mil toneladas/ano entre folhas e chapas de alumínio, a fábrica nordestina complementará a linha de produtos laminados da CBA, contribuindo para a melhora da competitividade da indústria nacional frente aos produtos importados.

“A integração ocorrerá gradativamente e envolverá empregados, fornecedores e clientes, valorizando e respeitando as pessoas, a diversidade de culturas e ideias, construindo uma base sólida para crescimentos futuros”, explica Carvalho.

Aumento da capacidade produtiva
Com a aquisição, a capacidade total da CBA para a produção de folhas, chapas e extrudados passa a ser de 220 mil toneladas/ano. Além disso, a empresa contará no portfólio com 12 operações no Brasil, incluindo o escritório administrativo, minerações, fábricas de produção de alumínio primário e produtos transformados, fábrica de reciclagem (Metalex) e centro de distribuição — há ainda as operações do Negócio Níquel.

Planta de Itapissuma (Crédito: Divulgação)

Veja também:

Novelis produz alumínio 100% reciclado para a indústria automotiva na Europa

A Novelis Inc., empresa global de laminação e reciclagem de alumínio, acaba de alcançar um marco significativo na indústria automotiva ao anunciar a produção pioneira da primeira bobina de alumínio global fabricada com sucata automotiva 100% reciclada e proveniente de veículos em fim de vida. Esse material piloto, desenvolvido e produzido especificamente para o mercado

Alubar apresenta nova identidade visual

Com o objetivo de refletir sua trajetória no mercado de soluções de alumínio, suas raízes amazônicas e seus valores, o Grupo Alubar realizou um rebranding e, no início de março, apresentou seu novo posicionamento e identidade visual. O reposicionamento da empresa resultou em uma frase que resume sua essência: “Nossa natureza é transformar”. Com isso,

ABAL em Londres: alinhando o futuro do alumínio

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), comprometida com o avanço da indústria do alumínio, com foco em inovação, sustentabilidade e colaboração global, participou das reuniões da IAI Committee Meetings no final de fevereiro. O encontro, organizado pelo Instituto Internacional do Alumínio (IAI) em sua sede em Londres, na Inglaterra, reuniu líderes do setor com o

Rolar para cima
Rolar para cima