3

CBA conclui processo de aquisição da Arconic em Itapissuma (PE)

Aprovado sem restrições pelo Cade, o investimento complementa a linha de produtos laminados da CBA e melhora a competitividade da indústria nacional frente aos importados

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) iniciou nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a integração da antiga planta da Arconic localizada em Itapissuma (PE), após a conclusão da compra e transferência do controle, efetivados no dia 1º de fevereiro — o acordo para a aquisição da unidade foi anunciado em agosto de 2019.

O valor da operação é de 50 milhões de dólares e a compra foi aprovada, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em dezembro de 2019.

“Esta aquisição é estratégica para nós e nos remete a uma posição mais competitiva no mercado do alumínio, especialmente nas Américas, agregando mais valor e oportunidades aos nossos clientes”, afirma Ricardo Carvalho, CEO da CBA.

Planta de Itapissuma
Com capacidade para produzir 50 mil toneladas/ano entre folhas e chapas de alumínio, a fábrica nordestina complementará a linha de produtos laminados da CBA, contribuindo para a melhora da competitividade da indústria nacional frente aos produtos importados.

“A integração ocorrerá gradativamente e envolverá empregados, fornecedores e clientes, valorizando e respeitando as pessoas, a diversidade de culturas e ideias, construindo uma base sólida para crescimentos futuros”, explica Carvalho.

Aumento da capacidade produtiva
Com a aquisição, a capacidade total da CBA para a produção de folhas, chapas e extrudados passa a ser de 220 mil toneladas/ano. Além disso, a empresa contará no portfólio com 12 operações no Brasil, incluindo o escritório administrativo, minerações, fábricas de produção de alumínio primário e produtos transformados, fábrica de reciclagem (Metalex) e centro de distribuição — há ainda as operações do Negócio Níquel.

Planta de Itapissuma (Crédito: Divulgação)

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima