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Alumínio segue como exemplo de circularidade no setor de embalagens

Soluções metálicas foram destaque do 15º Fórum de Embalagem e Sustentabilidade

Nos dias 28 e 29 de setembro, o Fórum Embalagem e Sustentabilidade, organizado pelo Instituto de Embalagens, reuniu líderes da indústria de bens, materiais e insumos para o setor. O evento tem objetivo de estimular a discussão sobre a finitude do planeta, o consumo consciente e a transição para a economia circular.

Estiveram presentes empresas que integram a cadeia produtiva do alumínio, como a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Novelis e a Ball Corporation, assim como a Better Drinks – holding recém-criada que lançou a Mamba Water, marca de água brasileira 100% em lata de alumínio.

Latinhas

Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball América do Sul, lembrou que a lata de alumínio é referência de economia circular no Brasil e no mundo, e isso integra um longo processo iniciado há 30 anos.

“Foram 33 bilhões de latas recicladas em 2021, ou 90 milhões de unidades por dia, 1 mil por segundo. É uma velocidade assustadora. É uma indústria eficiente, que mostra o efeito de três décadas de investimentos. Além disso, são mais de 800 mil pessoas beneficiadas por meio da coleta”, ressalta.

Segundo o diretor, a reciclagem reduz significativamente a emissão de gases de efeito estufa (GEE), uma vez que utiliza apenas 5% da energia elétrica requerida na produção do metal primário. Com isso, o setor contribui para que o país alcance os compromissos internacionais ligados às mudanças climáticas.

Termo de compromisso

O executivo da Ball lembrou que, em 2020, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a Associação dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) firmaram o Termo de Compromisso da Logística Reversa das Latas de Alumínio para Bebidas.

 “É o único setor de embalagens para bebidas que tem um acordo firmado com metas tão agressivas de reciclagem (acima de 95%), além de outros compromissos como a capacitação de servidores públicos, cooperativas e campanhas de educação ambiental junto aos consumidores finais”, afirma.

Estímulo a outros materiais

A Novelis – multinacional que atua nas áreas de laminação e reciclagem de alumínio – mostrou que foi responsável por 64% das 33 bilhões de latas recicladas no ano passado no Brasil. A companhia acredita que pode replicar o sucesso para outras embalagens.

“O alumínio é um metal extraordinário, pois não perde as suas propriedades, podendo ser reciclado infinitamente. O ciclo de vida para lata é de 60 dias. Isso pode ser uma oportunidade para outros produtos”, ressalta Beatriz Sobreira, gerente sênior de Sustentabilidade e Estratégia da Novelis para América do Sul.

A novidade é que a companhia vai inaugurar, ainda neste ano, o Centro de Soluções ao Cliente (CSC), em São José dos Campos (SP). O projeto conta com o suporte da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade do Estado de São Paulo, a InvestSP.

Água em lata

Rodrigo Cocenza, gerente de Marketing da Mamba Water, do Grupo Better Drinks, contou sobre o processo de criação da marca e a escolha da lata de alumínio para comercialização de água.

Segundo o gerente, a opção por essa embalagem está diretamente associada ao seu excelente índice de reciclagem no país. Além disso, é uma opção mais sustentável em comparação às garrafas PET (polietileno tereftalato), que hoje dominam a categoria.

A marca também nasceu com um compromisso social. A cada lata vendida, um litro de água será revertido para o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no interior do Ceará, reconhecido por levar o recurso natural para comunidades carentes.

Embalagens multimateriais

Em relação à inovação, a CBA apresentou a tecnologia Real, que permite fazer a reciclagem de embalagens multicamadas. O objetivo é separar os materiais e reaproveitá-los no processo produtivo. Isso inclui o alumínio e o polietileno de baixa densidade, com propriedades que permitem a aplicação em novos produtos.

“As questões econômicas estão fortemente ligadas a questões ambientais e a cadeia de embalagens tem um papel fundamental nesse processo. Cerca de 60% dos consumidores na Europa já estão dispostos a pagar mais por soluções mais sustentáveis”, afirma Fernando Wongtschowski, gerente de Marketing Estratégico e Inovação da CBA.

Foto: Divulgação

 

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