DCIM100MEDIADJI_0165.JPG

Alubar fornece cabos para linhas de distribuição de energia em Minas Gerais

Com os novos cabos com liga de alumínio, Cemig aumentará em 40% a capacidade da rede existente

Para aumentar a capacidade de condução de eletricidade de três linhas de distribuição em operação nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Varginha, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) adquiriu, por meio de pregão eletrônico, 192 km do cabo ACFR Alubar.

O produto será produzido pela fábrica da Alubar em Barcarena (PA), com entrega prevista para meados de 2020. Segundo a empresa, esta foi apenas a terceira venda deste tipo de condutor no Brasil e a de maior volume até então.

O cabo ACFR Alubar é um condutor formado por um núcleo de fibra de carbono, revestido por fios de liga de alumínio termorresistente com perfil trapezoidal, cujo nome técnico em inglês é Aluminum Conductor Fiber Reinforced/Trapezoidal Wire (ACFR/TW).

Na prática, isto significa que o cabo é mais leve e conduz mais energia, com o mesmo diâmetro dos convencionais com núcleo de aço (CAA). Com a troca nas linhas, a Cemig aumentará em 40% a capacidade de transmissão de energia elétrica da rede existente – mas, de acordo com a Alubar, os cabos ACFR Alubar têm capacidade para aumentar essa transmissão em até 80%, o que permite à Cemig conduzir ainda mais energia no futuro, sem a necessidade de substituir ou construir novas torres e sistemas.

Sidnei Ueda, engenheiro especialista da Alubar, explica que há várias outras linhas no Brasil nas mesmas condições e precisarão passar por uma repotenciação, tendência que deve aumentar gradativamente ano a ano, a partir de 2020.

“A necessidade de trocar os cabos das linhas velhas e a maior demanda por energia devem coincidir com uma procura maior pelo ACFR Alubar”, afirma.

Para se preparar e atender a mais esta demanda de mercado, a empresa realizou em 2018 obras de expansão que aumentaram em 80% a capacidade produtiva na fábrica de Barcarena, além de investir em contratação e desenvolvimento de pessoas, e na aquisição de novas unidades.

Veja também:

Prysmian e Nortel inovam com programa de logística reversa de cabos elétricos

O Grupo Prysmian, um dos líderes mundiais da indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, anunciou a criação de uma solução inovadora para gerenciar o excedente de cabos elétricos não utilizados por seus clientes. O programa, desenvolvido em parceria com a Nortel, distribuidora de suprimentos do Brasil pertencente ao Grupo Sonepar, visa a

Consumo de alumínio ganha destaque no setor elétrico brasileiro

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro experimentou um significativo aumento de 11,5% no primeiro semestre de 2023, conforme revelado por estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse crescimento destaca a importância do metal em aplicações cruciais, como fios e cabos para a distribuição e transmissão de energia elétrica. Isso não apenas

Setor elétrico impulsiona o consumo de alumínio no Brasil com crescimento de 11,5%

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro registrou um aumento significativo de 11,5% no primeiro semestre de 2023, de acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse avanço foi estimulado pela crescente capacidade de geração de energias eólica e solar no País, resultando na demanda por cabos de alumínio para novas

Rolar para cima
Rolar para cima