ALUBAR MONTENEGRO

Alubar compra fábrica de cabos elétricos de alumínio no RS

Estratégia é reforçar a produção e conquistar novos mercados

Para atender as demandas do mercado de transmissão e distribuição de energia no Brasil e América Latina, a Alubar adquiriu uma nova planta de produção de cabos elétricos de alumínio. Localizada no município gaúcho de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a fábrica, inaugurada em 2015, pertencia à empresa Fujikura.

Com capacidade para produzir mil t de cabos elétricos de alumínio por mês e empregar diretamente cerca de sessenta pessoas, a indústria deve voltar a produzir no início de 2020, a partir dos vergalhões de alumínio produzidos pela Alubar em Barcarena (PA).

Maurício Gouvea, diretor-executivo da Alubar, explica que a estratégia é reforçar o atendimento ao setor de transmissão de energia elétrica até 2021, a principal demanda da empresa hoje.

Segundo o diretor, a partir de 2022, quando a expansão do sistema de transmissão estiver mais avançada no Brasil, existe a possibilidade de o perfil do setor elétrico mudar, com maior demanda por cabos para distribuição de energia.

“A fábrica em Montenegro vem para reforçar a produção para o Brasil até 2021, mas também vislumbramos a possibilidade de alcançarmos mercados no Uruguai, Argentina e Paraguai a partir dessa aquisição”, acrescenta Gouvea.

Com foco na expansão nos últimos dois anos, a Alubar já ampliou a capacidade produtiva da fábrica de Barcarena em 60% e adquiriu uma unidade em Cotia (SP) e uma fábrica de vergalhões no Canadá, além de abrir escritório em São Paulo.

Crédito da foto de abertura: Divulgação

Veja também:

Baterias de íons de alumínio: mais eficiência e sustentabilidade

O Instituto Australiano de Bioengenharia e Nanotecnologia, da Universidade de Queensland, na Austrália, e o Grupo GMG (Graphene Manufacturing Group) anunciaram o início da produção dos primeiros protótipos comerciais de baterias de íons de alumínio com eletrodos de grafeno.  A tecnologia tem potencial para transformar o mercado de baterias recarregáveis em alguns anos, colocando-se como

Grupo Prysmian promove webinar sobre cabos de média tensão

O Grupo Prysmian realiza hoje, dia 10 de junho, um webinar dedicado às instalações de média tensão, que abordará os tipos de capa, aplicação submersa, submarina e capacidade. Um segundo encontro já está programado para 1 de julho e debaterá as práticas de manuseio e armazenamento. As instalações de média tensão são aquelas cuja diferença de potencial é

Rolar para cima