ALUBAR MONTENEGRO

Alubar compra fábrica de cabos elétricos de alumínio no RS

Estratégia é reforçar a produção e conquistar novos mercados

Para atender as demandas do mercado de transmissão e distribuição de energia no Brasil e América Latina, a Alubar adquiriu uma nova planta de produção de cabos elétricos de alumínio. Localizada no município gaúcho de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a fábrica, inaugurada em 2015, pertencia à empresa Fujikura.

Com capacidade para produzir mil t de cabos elétricos de alumínio por mês e empregar diretamente cerca de sessenta pessoas, a indústria deve voltar a produzir no início de 2020, a partir dos vergalhões de alumínio produzidos pela Alubar em Barcarena (PA).

Maurício Gouvea, diretor-executivo da Alubar, explica que a estratégia é reforçar o atendimento ao setor de transmissão de energia elétrica até 2021, a principal demanda da empresa hoje.

Segundo o diretor, a partir de 2022, quando a expansão do sistema de transmissão estiver mais avançada no Brasil, existe a possibilidade de o perfil do setor elétrico mudar, com maior demanda por cabos para distribuição de energia.

“A fábrica em Montenegro vem para reforçar a produção para o Brasil até 2021, mas também vislumbramos a possibilidade de alcançarmos mercados no Uruguai, Argentina e Paraguai a partir dessa aquisição”, acrescenta Gouvea.

Com foco na expansão nos últimos dois anos, a Alubar já ampliou a capacidade produtiva da fábrica de Barcarena em 60% e adquiriu uma unidade em Cotia (SP) e uma fábrica de vergalhões no Canadá, além de abrir escritório em São Paulo.

Crédito da foto de abertura: Divulgação

Veja também:

Prysmian e Nortel inovam com programa de logística reversa de cabos elétricos

O Grupo Prysmian, um dos líderes mundiais da indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, anunciou a criação de uma solução inovadora para gerenciar o excedente de cabos elétricos não utilizados por seus clientes. O programa, desenvolvido em parceria com a Nortel, distribuidora de suprimentos do Brasil pertencente ao Grupo Sonepar, visa a

Consumo de alumínio ganha destaque no setor elétrico brasileiro

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro experimentou um significativo aumento de 11,5% no primeiro semestre de 2023, conforme revelado por estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse crescimento destaca a importância do metal em aplicações cruciais, como fios e cabos para a distribuição e transmissão de energia elétrica. Isso não apenas

Setor elétrico impulsiona o consumo de alumínio no Brasil com crescimento de 11,5%

O consumo de alumínio no setor elétrico brasileiro registrou um aumento significativo de 11,5% no primeiro semestre de 2023, de acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Esse avanço foi estimulado pela crescente capacidade de geração de energias eólica e solar no País, resultando na demanda por cabos de alumínio para novas

Rolar para cima
Rolar para cima