Aliado na cozinha

Sozinho ou ao lado de outros materiais, o alumínio está presente em eletroportáteis e utensílios que garantem praticidade aos cozinheiros de plantão


A vida corrida dos dias atuais requer praticidade na hora de preparar as refeições. Esse é, sem dúvida, um dos fatores que norteiam os lançamentos dos segmentos de eletrodomésticos, eletroportáteis e utensílios de cozinha no Brasil e no mundo. O que muitos não sabem é que o alumínio serve de matéria-prima para a fabricação de alguns desses itens, graças às características como leveza e resistência à corrosão, que o tornam ideal para o manuseio e a conservação de alimentos. É o caso das tradicionais panelas, que muitas vezes levam alumínio em sua composição. No mercado, há os mais variados modelos, desenvolvidos para atender as necessidades de distintos perfis de consumidores e que se tornam ótimas soluções em cozinhas profissionais ou em casa.

Bom exemplo é a linha de panelas Lyon, da Tramontina, produzida com alumínio forjado em uma das unidades do complexo industrial da cidade de Carlos Barbosa, a sede da empresa no Rio Grande do Sul. O alumínio forjado é aquele que passa por um processo metalmecânico específico de aquecimento, que melhora as propriedades físicas do metal, aumentando sua resistência e a qualidade, reduzindo seu peso. Como explica o diretor da Tramontina, Marcos Grespan, o alumínio forjado, somado a um revestimento interno antiaderente especial, que é reforçado com partículas cerâmicas, aumenta a antiaderência, a resistência à abrasão e a durabilidade da linha Lyon, além de tornar mais fácil o processo de limpeza. “Com espessura de 8 mm, os produtos Lyon são a garantia de um forno sobre o fogão. Proporcionam um cozimento rápido e uniforme, além de resistirem a mais de 80 mil ciclos”, complementa o executivo.

Variedade e praticidade: linha Lyon está disponível nas cores dourado, vermelho e preto e pode ir do fogão direto para a mesa

A linha da Tramontina é composta por caçarolas, panelas e frigideiras e pelos acessórios Lyon 360, os quais podem ser utilizados na preparação de pães, bolos e pudins. Com os itens, é possível cozinhar, assar, fritar, descongelar e até levar uma das peças que compõem a linha – sem tampa – ao próprio forno tradicional para gratinar ou finalizar as receitas. “Os produtos são ideais para o preparo de pizzas, bolos, pães, massas, risotos e frituras com panela fechada, entre outras receitas”, destaca Grespan. Disponível nas cores dourado, vermelho e preto, o design é moderno e versátil, podendo ir do fogão direto para a mesa. O portfólio da empresa ainda conta com outras linhas de panelas e eletroportáteis que levam o alumínio na composição, caso dos liquidificadores, espremedores, batedeiras e multiprocessadores da linha Tramontina by Breville.

Simples, mas inovador
Outra marca que alia o alumínio a outros componentes para desenvolver seus produtos é a KitchenAid, referência em inovação na cozinha. A marca norte-americana celebra cem anos em 2019 e, atualmente, faz parte do Grupo Whirlpool, ao lado de outras marcas, como Brastemp e Consul. Com um portfólio variado, o alumínio está presente, por exemplo, na cafeteira exclusiva para cold brew (café passado com água fria) da marca. Com design arrojado, a alça da cafeteira é de alumínio, o que permite o transporte da geladeira para outros locais com facilidade. É justamente na alça de alumínio que o nome KitchenAid está gravado no produto. O corpo da cafeteira possui componentes de vidro e aço inox.

No nicho dos utensílios, a KitchenAid ainda dispõe de diversas formas de aço aluminizado, como as específicas para assar os famosos bolinhos individuais – ou cupcakes. O material combina o aço a um revestimento de alumínio, garantindo a distribuição do calor de modo uniforme e conferindo mais resistência e durabilidade ao produto.

De alumínio, o prato de descongelamento é outro utensílio simples, porém inovador e superprático para quem cozinha. Garante o degelo de carnes, vegetais e outros alimentos de forma natural, três vezes mais rápido do que a maneira convencional (retirar o alimento da refrigeração horas antes de prepará-lo) e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos. Também evita o consumo de energia, uma vez que o descongelamento no micro-ondas ou fogão deixa de ser uma opção. A marca italiana i Genietti é uma das fabricantes do produto — no Brasil, o prato de descongelamento da marca está à venda na Spicy, rede de lojas especializadas em produtos de cozinha, mesa e bar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *