default

Alcoa Poços de Caldas agenda auditoria para certificação ASI

Busca pelo selo demonstra compromisso com práticas sustentáveis

A Alcoa de Poços de Caldas (MG) está se preparando para receber a certificação no padrão de desempenho da organização global Aluminium Stewardship Initiative (ASI). A auditoria está agendada para março de 2022.

As unidades da companhia localizadas em São Luís (MA) e Juruti (PA) já conquistaram o selo.

“Acreditamos que esse é um importante passo para agregarmos ainda mais valor aos nossos produtos, contribuindo com a sustentabilidade na cadeia do alumínio. Essa também será mais uma forma de junto à Alcoa Global, mostrarmos esse compromisso com os negócios para todos os nossos stakeholders”, afirma Fábio Martins, gerente-geral de Operações da unidade mineira.

Desde que iniciou suas atividades no Brasil, em 1965, a Alcoa investe em ações para diminuir o impacto de suas operações e contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades do seu entorno, antes mesmo de o conceito de sustentabilidade fazer parte do dia a dia das empresas.

Em 1974, a empresa iniciou a reabilitação das áreas mineradas na região, trabalho que serviu de base para o primeiro manual do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) sobre o tema. Ao longo dos anos, várias iniciativas foram implementadas, minimizando os impactos ambientais e colaborando para o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

Em junho deste ano, a Alcoa anunciou o investimento de cerca de R$ 310 milhões na mudança de tecnologia de disposição de resíduo de bauxita na unidade de Poços de Caldas (MG). Depois de quase sete anos de estudos, será implantada a metodologia de Filtro Prensa. A conclusão das obras está prevista para o final de 2022.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima