default

Alcoa Poços de Caldas agenda auditoria para certificação ASI

Busca pelo selo demonstra compromisso com práticas sustentáveis

A Alcoa de Poços de Caldas (MG) está se preparando para receber a certificação no padrão de desempenho da organização global Aluminium Stewardship Initiative (ASI). A auditoria está agendada para março de 2022.

As unidades da companhia localizadas em São Luís (MA) e Juruti (PA) já conquistaram o selo.

“Acreditamos que esse é um importante passo para agregarmos ainda mais valor aos nossos produtos, contribuindo com a sustentabilidade na cadeia do alumínio. Essa também será mais uma forma de junto à Alcoa Global, mostrarmos esse compromisso com os negócios para todos os nossos stakeholders”, afirma Fábio Martins, gerente-geral de Operações da unidade mineira.

Desde que iniciou suas atividades no Brasil, em 1965, a Alcoa investe em ações para diminuir o impacto de suas operações e contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades do seu entorno, antes mesmo de o conceito de sustentabilidade fazer parte do dia a dia das empresas.

Em 1974, a empresa iniciou a reabilitação das áreas mineradas na região, trabalho que serviu de base para o primeiro manual do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) sobre o tema. Ao longo dos anos, várias iniciativas foram implementadas, minimizando os impactos ambientais e colaborando para o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

Em junho deste ano, a Alcoa anunciou o investimento de cerca de R$ 310 milhões na mudança de tecnologia de disposição de resíduo de bauxita na unidade de Poços de Caldas (MG). Depois de quase sete anos de estudos, será implantada a metodologia de Filtro Prensa. A conclusão das obras está prevista para o final de 2022.

Veja também:

Tekno Kroma recebe Troféu Transparência 2021

A Tekno Kroma, empresa que atua no mercado de revestimento de metais por meio do sistema de pintura coil coating, conquistou, pela 1ª vez, o Troféu Transparência 2021, concedido anualmente pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). “É o reconhecimento

Rolar para cima