Trabalho é resultado do estímulo contínuo da empresa na busca de melhorias, encorajando a integração dos times na busca de soluções. Foto-Alcoa (1)

Alcoa é premiada pela Revista Minérios e Minerales

Projeto prevê melhoria na etapa de lavagem do minério de bauxita

A Alcoa foi reconhecida pelo 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica 2020, da Revista Minérios & Minerales – uma das principais publicações do segmento no Brasil.

A iniciativa contemplada se refere a planta de lavagem e beneficiamento da unidade de Juruti, no Oeste do Pará, e trouxe ganhos operacionais e ambientais, além de gerar R$ 2,7 milhões por ano em receita.

O projeto, idealizado pelas equipes de Operação e de Engenharia de Processo junto com os times de Engenharia e Manutenção, aumentou a qualidade do minério de bauxita com soluções para garantir a uniformidade do fluxo do material nas peneiras. Além disso, otimizou o uso de água, com a instalação de uma bomba booster para garantir melhor pressurização no jateamento do recurso natural. 

Atualmente, cerca de 70% da água utilizada nesta etapa pela Alcoa Juruti é reaproveitada.

“Nosso processo de lavagem é muito simples e utiliza somente água. Grande parte dela é reciclada por nosso sistema de lagoas de espessamento. Mas sempre há oportunidade para otimizar ainda mais”, comenta Rafaela de Oliveira, engenheira de Processos da companhia.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima