Cubes of bailed aluminum ready to be sent for recycling

CBA e Ball abordam processos de reciclagem em fórum de embalagens

Evento apresenta iniciativas para a economia circular dentro das indústrias

O Fórum Embalagem e Sustentabilidade 2020 – realizado na última quinta-feira (8/10) pelo Instituto de Embalagens com transmissão ao vivo pela Internet – discutiu o conceito de economia circular. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas que visam à redução do impacto ambiental sob essa perspectiva. As soluções com alumínio, infinitamente recicláveis, foram destacadas pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Ball.

Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, comentou sobre o desafio global para a reciclagem de embalagens multicamadas — aquelas que contém papelão, alumínio e plástico. Hoje, a companhia já conta com tecnologia para esse segmento.

“Após a retirada do papelão, a embalagem entra no processo hidrometalúrgico da CBA, o qual dissocia o alumínio e o leva de volta para a cadeia novamente. Da mesma forma, o polímero pode retornar à produção. Esse processo produz hidrogênio, gás reutilizado na refinaria no lugar do combustível”, explicou.

Segundo Faria, a CBA avaliou, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), as propriedades mecânicas do polímero e concluiu sua alta qualidade. A tecnologia elimina o odor dessa matéria-prima e possibilita que seja transformada em embalagem novamente.

“Podemos agregar valor à cadeia como um todo e trazer atratividade com a coleta da embalagem”, reforçou.

Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball Beverage Packaging South America, destacou as vantagens da lata de alumínio para bebidas.

“Ela é monomaterial, fácil de reciclar, leve e não oferece nenhum risco para o trabalhador. Desde a década de 1980, há o anel integrado que não se perde no processo. No Brasil, a taxa média de reciclagem da lata é de cerca de 97%”, destacou.

A Ball desenvolveu recentemente o conceito de circularidade real, que define as métricas para que a embalagem de alumínio seja efetivamente circular, a partir de quatro etapas: coleta, transformação em matéria-prima reciclada e redirecionamento para uma nova embalagem.

Veja também:

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima