Cubes of bailed aluminum ready to be sent for recycling

CBA e Ball abordam processos de reciclagem em fórum de embalagens

Evento apresenta iniciativas para a economia circular dentro das indústrias

O Fórum Embalagem e Sustentabilidade 2020 – realizado na última quinta-feira (8/10) pelo Instituto de Embalagens com transmissão ao vivo pela Internet – discutiu o conceito de economia circular. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas que visam à redução do impacto ambiental sob essa perspectiva. As soluções com alumínio, infinitamente recicláveis, foram destacadas pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Ball.

Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, comentou sobre o desafio global para a reciclagem de embalagens multicamadas — aquelas que contém papelão, alumínio e plástico. Hoje, a companhia já conta com tecnologia para esse segmento.

“Após a retirada do papelão, a embalagem entra no processo hidrometalúrgico da CBA, o qual dissocia o alumínio e o leva de volta para a cadeia novamente. Da mesma forma, o polímero pode retornar à produção. Esse processo produz hidrogênio, gás reutilizado na refinaria no lugar do combustível”, explicou.

Segundo Faria, a CBA avaliou, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), as propriedades mecânicas do polímero e concluiu sua alta qualidade. A tecnologia elimina o odor dessa matéria-prima e possibilita que seja transformada em embalagem novamente.

“Podemos agregar valor à cadeia como um todo e trazer atratividade com a coleta da embalagem”, reforçou.

Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball Beverage Packaging South America, destacou as vantagens da lata de alumínio para bebidas.

“Ela é monomaterial, fácil de reciclar, leve e não oferece nenhum risco para o trabalhador. Desde a década de 1980, há o anel integrado que não se perde no processo. No Brasil, a taxa média de reciclagem da lata é de cerca de 97%”, destacou.

A Ball desenvolveu recentemente o conceito de circularidade real, que define as métricas para que a embalagem de alumínio seja efetivamente circular, a partir de quatro etapas: coleta, transformação em matéria-prima reciclada e redirecionamento para uma nova embalagem.

Veja também:

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Minalba coloca texto em braille em 100% das suas latas de alumínio de água mineral

No mês de fevereiro, todas as latas de alumínio do portfólio de água mineral da Minalba Brasil, empresa de bebidas pertencente ao Grupo Edson Queiroz (GEQ), passaram a apresentar inscrições em braille nas tampas. A ação, parte da campanha #LataPraTodosVerem, tem como objetivo reforçar a estratégia ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance)

Rolar para cima
Rolar para cima