Forklift handling Aluminum Ingot for stuffing into container for export. Distribution, Logistics Import Export, Warehouse operation, Trading, Shipment, Delivery concept.

Dia da indústria: veja como funciona a cadeia produtiva do alumínio

Depois da fase primária, metal se torna base para a produção em diversos setores

Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Indústria, data importante para reforçar o papel estratégico que a cadeia produtiva do alumínio exerce no Brasil. Longa e complexa, essa indústria ainda causa curiosidade em muitas pessoas que questionam se o metal é encontrado no estado metálico na crosta terrestre. Por esse motivo, explicamos abaixo quais são os processos necessários para sua obtenção.

Primeiro elo: mineração
O alumínio é produzido a partir da bauxita, minério de coloração avermelhada, considerada o terceiro elemento em maior abundância na crosta terrestre, depois do oxigênio e o silício. O Brasil possui a 4ª maior reserva do mundo. As lavras de bauxita são sustentáveis, pois utilizam o strip mining, método em que grandes tiras de terra são mineradas e recuperadas na sequência.

Restauração do solo: após a mineração, área explorada é restaurada (Crédito: CBA)

Segundo elo: refinaria
Em seguida, a bauxita é dissolvida em uma solução aquecida de soda cáustica e cal, sendo filtrada e seca na sequência até se transformar em um pó branco chamado alumina (óxido de alumínio). Além de ser o insumo para a obtenção do alumínio primário, a alumina tem diversas aplicações, como por exemplo, na fabricação de materiais refratários, tratamento de água, produtos abrasivos e polimento.

Alumina: bauxita é dissolvida em uma solução aquecida de soda cáustica e cal, sendo filtrada e seca na sequência até se transformar em óxido de alumínio (Crédito: Hydro)

Terceiro elo: redução do alumínio
O alumínio primário é obtido a partir da redução da alumina calcinada em cubas eletrolíticas, a altas temperaturas, no processo conhecido como hall-héroult. São necessárias 2 t de alumina para produzir 1 t de metal primário pelo processo de redução.

Processo hall-héroult: como a alumina se transforma em alumínio (Crédito: ABAL)

Caminho extenso
A partir daí, o alumínio será disponibilizado de formas diferentes (veja abaixo) e servirá de base para o desenvolvimento de produtos e soluções em outros setores.

  • Ligas especiais (no estado líquido);
  • Lingotes — para a indústria de fundição, laminação e impactadas em geral;
  • Tarugos —produtos para construção civil, mercado automotivo e bens de consumo;
  • Vergalhões — produção de cabos e fios.

 

Alumínio é disponibilizado em formato diversos para diversos segmentos da economia (Crédito: AdobeStock)

Reciclagem
Vale ressaltar que o alumínio é infinitamente reciclável, ou seja, pode retornar para a linha de produção das indústrias. Atualmente, o Brasil registra os maiores índices de reciclagem de latas de bebidas de alumínio do mundo, com médias superiores a 97%. Por esse motivo, somado aos atributos como leveza, resistência à corrosão e versatilidade, o material também tem sido utilizado em negócios que prezam pela economia circular.

Infinitamente reciclável: mais de 97% das latinhas de alumínio produzidas no Brasil são reaproveitadas

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima