Com foco no desenvolvimento de veículos mais leves e eficientes, a Novelis está trabalhando com diversos produtores de equipamentos para veículos, os chamados Original Equipment Manufacturers (OEMs), para oferecer ligas de alumínio de alta resistência e com processos que atendam as demandas atuais.
Atualmente, 100% das chapas de alumínio enviadas à fábrica da Jaguar Land Rover são da Novelis. Ford, Mercedes-Benz, Audi, BMW e Fiat Chrysler Automóveis (FCA) também são montadoras clientes da empresa.
Em 2017, a Novelis China, por exemplo, desenvolveu soluções para o novo Jaguar XFL, que teve 75% de alumínio na composição da carroceria nua, por meio da liga Novelis Advanz™. Com essa aplicação, o sedan se tornou 28% mais resistente que o modelo da primeira geração.
“Até o momento, essa é a maior concentração de alumínio já alcançada por uma montadora no mercado automotivo do país. O metal estabeleceu um novo padrão para soluções de baixo peso”, afirma Guilherme Superbia, gerente de Excelência Comercial e Marketing da empresa.
O novo Porsche 911 é outro exemplo. O veículo tem 90 kg de alumínio da Novelis nas laterais da carroceria, para-lamas, portas e capôs.
“Nossos produtos inovadores, como o Advanz™ 6HF-e200, foram desenvolvidos especificamente para aplicações automotivas com exigentes requisitos”, explica Superbia.
O recém-lançado Jaguar I-PACE, elétrico, também utiliza produtos Advanz™ Premium. O veículo apresenta uma construção de alumínio leve, forte e rígida para reduzir o peso e aumentar o alcance da bateria para até 480 km, ao mesmo tempo em que oferece maior segurança e dinâmica de condução.
LEIA TAMBÉM:
Indústria do alumínio desenvolve novas soluções para o setor automotivo
Ligas modernas melhoram eficiência dos modelos da Mercedes-Benz