Os painéis de alumínio composto (ACM) têm conquistado novos nichos de mercado no Brasil pela leveza, praticidade, durabilidade e fácil manutenção — confira reportagem especial sobre o tema. Um deles é o de implementos rodoviários, segmento que apresenta recuperação neste ano e, segundo levantamento da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), registrou aumento de 45% no consumo de alumínio no primeiro semestre deste ano.
Empresas que fabricam carrocerias de caminhão já substituem o compensado por ACM, principalmente para a redução de peso, garantindo aumento da carga. Como os painéis não sofrem corrosão ou deformidades devido à temperatura ou umidade, também oferecem maior vida útil.
Por causa dessas vantagens, outro mercado consumidor de ACM é o de food trucks. Dinâmico e disponível em várias cores e texturas, o revestimento apresenta diversas soluções para esse negócio.
A Alucomaxx, uma das primeiras fabricantes de ACM do País, investe e especifica o material para os implementos rodoviários, tendo como parceiras a Librelato, Noma, AIZ Implementos, Facchini, Furgões Ibiporã, Carrocerias São Pedro e Metal Schiffer.
Denis Brito, diretor da empresa, explica que a Alucomaxx também atua em outros mercados. “Sempre tentamos inovar com novos produtos como FR (Fire Resistance), que é um núcleo retardante a chamas e segue a norma do corpo de bombeiros para impedir a propagação do fogo”, acrescenta.
Segundo a empresa, o segmento de implementos rodoviários solicita o ACM com espessura maior, entre 5,5 e 6 mm. Geralmente, os painéis indicados para as fachadas, por exemplo, costumam ter entre 3 e 4 mm. A Alucomaxx tem uma linha específica voltada para baús (tampas laterais, frontais e tombador), carga seca e graneleiros, trailers, ônibus (interior e acabamentos) e food trucks.
Crédito da imagem de abertura: divulgação/Alucomaxx