Concept of environmental conservation in the garden for children.

BNDES apresenta à ABAL linhas de financiamento para descarbonização industrial

Instituição financeira conta com cinco opções de empréstimos para auxiliar as empresas da cadeia do alumínio

No dia 2 de setembro, o Fórum de Inovação e Sustentabilidade (FIS) da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) recebeu Márcio Henriques, gerente de Inteligência de Mercado do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para abordar as linhas de financiamento disponíveis para descarbonização industrial.

No primeiro semestre deste ano, foi publicado o Decreto Federal 11.075/2022, que regulamenta os procedimentos para elaboração de Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e institui o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Sinare).

“Existe uma demanda por parte do Ministério do Meio Ambiente para que diversos setores, incluindo a indústria do alumínio, apresentem suas proposições de curvas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)”, afirmou o gerente.

Nesse contexto, o BNDES oferece cinco soluções que podem auxiliar as empresas rumo à descarbonização:

  • Finame Direto: linha de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos. Pode ser operada diretamente pelo BNDES, com condições especiais para bens de baixo carbono.
  • Finem: Meio Ambiente: financiamento para investimentos em produtos ou processos sustentáveis em diversos tipos de empreendimento, incluindo modernizações e aumento de capacidade, entre outros.
  • Fundo Clima: programa do Ministério do Meio Ambiente no qual o BNDES é o operador da parcela reembolsável. O objetivo é financiar empreendimentos voltados à redução de emissões e adaptação às mudanças climáticas.
  • Crédito ASG: segue o conceito linkedloan ao oferecer condições atrativas de empréstimos para clientes que comprovem melhorias nos indicadores de sustentabilidade.
  • BNDES Funtec: Fundo de Desenvolvimento Técnico Científico do banco. Atualmente o BNDES possui uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para promoção de investimentos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Para mais informações, acesse aqui.

Foto:  Freepik

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

CBA registra aumento nas vendas de alumínio no primeiro trimestre de 2024

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) revelou no início de maio seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. Segundo a empresa, o volume de vendas de alumínio aumentou para 120 mil t, representando um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado foi impulsionado pela diminuição das taxas de

Rolar para cima
Rolar para cima