Concept of environmental conservation in the garden for children.

BNDES apresenta à ABAL linhas de financiamento para descarbonização industrial

Instituição financeira conta com cinco opções de empréstimos para auxiliar as empresas da cadeia do alumínio

No dia 2 de setembro, o Fórum de Inovação e Sustentabilidade (FIS) da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) recebeu Márcio Henriques, gerente de Inteligência de Mercado do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para abordar as linhas de financiamento disponíveis para descarbonização industrial.

No primeiro semestre deste ano, foi publicado o Decreto Federal 11.075/2022, que regulamenta os procedimentos para elaboração de Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e institui o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Sinare).

“Existe uma demanda por parte do Ministério do Meio Ambiente para que diversos setores, incluindo a indústria do alumínio, apresentem suas proposições de curvas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)”, afirmou o gerente.

Nesse contexto, o BNDES oferece cinco soluções que podem auxiliar as empresas rumo à descarbonização:

  • Finame Direto: linha de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos. Pode ser operada diretamente pelo BNDES, com condições especiais para bens de baixo carbono.
  • Finem: Meio Ambiente: financiamento para investimentos em produtos ou processos sustentáveis em diversos tipos de empreendimento, incluindo modernizações e aumento de capacidade, entre outros.
  • Fundo Clima: programa do Ministério do Meio Ambiente no qual o BNDES é o operador da parcela reembolsável. O objetivo é financiar empreendimentos voltados à redução de emissões e adaptação às mudanças climáticas.
  • Crédito ASG: segue o conceito linkedloan ao oferecer condições atrativas de empréstimos para clientes que comprovem melhorias nos indicadores de sustentabilidade.
  • BNDES Funtec: Fundo de Desenvolvimento Técnico Científico do banco. Atualmente o BNDES possui uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para promoção de investimentos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Para mais informações, acesse aqui.

Foto:  Freepik

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima